Pular para o conteúdo
Voltar

Patrulha Maria da Penha será lançada em Cuiabá na quinta-feira

Nara Assis | Sesp-MT

Lenine Martins / Sesp-MT
A | A

O projeto piloto da Patrulha Maria da Penha em Cuiabá será lançado nesta quinta-feira (11.10), às 16h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar (PM-MT). O bairro Dom Aquino foi definido para receber esta primeira etapa, por concentrar o maior número de medidas protetivas requeridas. De acordo com levantamento da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, até agosto de 2018 havia 22 medidas.

O lançamento contará com a palestra da coronel da Reserva da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (RS), Nádia Rodrigues Silveira Gerhard. Primeira mulher designada a comandar um batalhão de Polícia Militar naquele estado, ela foi pioneira na implantação e coordenação da Patrulha Maria da Penha no Brasil em 2012. A partir de então, a Polícia Militar do RS passou a ser a primeira a fortalecer a fiscalização quanto ao cumprimento das medidas protetivas de urgência.

A iniciativa é resultante da atuação da Câmara Temática de Defesa da Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com o objetivo de analisar os resultados e, a partir desta experiência, viabilizar as patrulhas nos demais municípios mato-grossenses. Os operadores da Patrulha Maria da Penha passarão por capacitação voltada ao exercício específico da função, visando o acolhimento das vítimas de forma humanizada.

Com efetivo de um oficial, seis praças e uma viatura caracterizada, o projeto piloto prevê visitas regulares às mulheres que tiverem requerido medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (11.340/2006). A partir do primeiro encontro, a equipe definirá a continuidade das próximas visitas, juntamente com as vítimas atendidas. Este acompanhamento pode resultar na prisão em flagrante do agressor, já que a Lei 13.641, de 3 de abril de 2018, tipificou o crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, ressalta que este é um passo fundamental na garantia da efetividade de cumprimento da Lei. “Queremos evitar que as mulheres continuem sendo ameaçadas, agredidas ou mortas, a patrulha é essencial para que a vítima se sinta segura”.

Segundo o major PM Rogério de Oliveira Vieira, da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM-MT, após a capacitação, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, a Patrulha Maria da Penha já estará nas ruas do bairro Dom Aquino. “Serão dois dias de preparação, para que o efetivo atue em prol da defesa das vítimas e faça esse acompanhamento constante”.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) disponibilizou a Escola dos Servidores do Tribunal para a realização da capacitação, bem como a estrutura necessária. Representantes da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) que atuam na DEDM e dos demais integrantes da Câmara Temática de Defesa da Mulher também contribuirão com o treinamento.

Serviço:

O que – Lançamento da Patrulha Maria da Penha em Cuiabá

Quando – Quinta-feira (11.10), às 16h

Onde – Comando-geral da PM-MT, 6.135, Cuiabá-MT     

Porta-vozes – Coronel da Reserva da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (RS), Nádia Rodrigues Silveira Gerhard (pioneira na implantação da patrulha no Brasil); secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia; comandante-geral da PM-MT, coronel PM Marcos Vieira da Cunha; coordenador de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM-MT, Major PM Rogério de Oliveira Vieira; e demais representantes da Câmara Temática de Defesa da Mulher e autoridades presentes.





Polícia Civil prende sete de associação criminosa envolvida no latrocínio de investigadora

Os criminosos foram autuados por quadrilha armada, roubo seguido de morte (latrocínio), furto qualificado, roubo majorado, associação...

Durante 40 anos mulheres editaram revista feminina em Mato Grosso

Entre as cronistas da revista A Violeta estão Maria Dimpina Lobo Duarte, e Maria de Arruda Müller, ambas...

Entidades debatem lei da Pesca em Mato Grosso

No Dia Mundial da Água (22.03), diversos setores que atuam no segmento da Pesca chamam a atenção para a...