Pular para o conteúdo
Voltar

Primeiro dia de campanha da SES alcança mais de 170 doadores

Como forma de incentivar, a Joalheria Márcio Designer doou 170 pulseiras com pingente de ouro em formato de gota de sangue aos primeiros voluntários.
Rose Velasco | SES MT

Gcom MT
A | A

O MT Hemocentro, único banco de sangue público do Estado, iniciou nesta quarta-feira (05), a campanha M D + Vida Um Gesto de Amor Vale Ouro, realizada em parceria com uma joalheria da capital pela segunda vez consecutiva. Como forma de incentivar, a empresa doou 170 pulseiras com pingente de ouro em formato de gota de sangue aos primeiros voluntários. Mas é importante frisar que a campanha prossegue até esta quinta-feira (06).

Nesse primeiro dia, os doadores voluntários começaram a chegar ao MT Hemocentro às 6h30 e lotaram os corredores e a recepção. Só no período da manhã foram mais de 170 doadores, muitos pela primeira vez. Desse total, coletou-se 80 bolsas de sangue, mas todos os que compareceram ganharam a pulseira de presente pelo gesto altruísta.

Para o segundo dia da campanha são esperadas mais de 170 pessoas, informou a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão. A abertura da campanha foi realizada pela secretária executiva de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fátima Ticianel, pela secretária-adjunta de Unidades Especializadas, Siriana Maria da Silva, e pela diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, e contou com a presença do empresário Felipe Goezer Pereira, da Joalheria Márcio Designer, além de servidores da unidade do banco de sangue.

Fátima Ticianel, em seu discurso, parabenizou a equipe do MT Hemocentro e o empresário Fábio Pereira pela iniciativa, destacou que a campanha é um gesto de coração e de alma. “A doação, a confiança e a solidariedade é que vão transformar o mundo e fazer da gente seres melhores. Essa parceria entre o público e o privado é o que faz a diferença, cada um de nós deve plantar alguma coisa para as nossas mudanças”. 

Ticianel fez referência ao término da atual gestão destacando que a equipe finaliza os trabalhos com muita felicidade, diante das mudanças necessárias que foram realizadas, e as quais estavam ao alcance de todos da equipe, diante dos inúmeros desafios encontrados. 

Uma das doadoras voluntárias que esteve no Hemocentro nesta quarta-feira (foto: SES/MT)

Para Siriana Maria da Silva, é gratificante participar desse tipo de campanha na qual a solidariedade é o que move as pessoas a doarem vida ao próximo. “É um prazer estar aqui na abertura. Essa gota está se somando a esse oceano imenso que a gente pretende formar, e sem a participação dos doadores isso seriam impossível”.

O empresário do ramo de joalheria, Felipe Goezer Pereira, agradeceu a cada doador que foi até ao MT Hemocentro nesta quarta-feira, primeiro dia da campanha. Ele relatou sua história, primeiro, como doador de sangue e depois como doador por aférese de plaquetas. “Eu doo há 14 anos e me tornei um doador por causa de um menino chamado Marquinho, que tinha leucemia, com 4 anos, e as plaquetas dele baixavam muito. E por causa dele decidi ser doador por aférese de plaqueta também. Espero que ao olhar para a pulseira, cada um que esteve aqui se lembre que precisa voltar para doar novamente e se tornem doadores fidelizados”.

A diretora do MT Hemocentro agradeceu aos doadores voluntários o gesto de amor que estão realizando, especialmente neste mês de dezembro, período que diminui muito o estoque do banco de sangue em razão das férias e das viagens de fim de ano. De acordo com Salomão, várias bolsas de sangue serão produzidas e vão salvar muitas vidas em hospitais e prontos-socorros públicos do Estado.

Emocionada com a presença de centenas de doadores, a diretora destacou o esforço de todos os servidores e diretores e manifestou gratidão às chefias, ao secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, e ao governador Pedro Taques, que sempre apoiaram o trabalho do MT Hemocentro, além do empresário Fábio Pereira, parceiro pelo segundo ano consecutivo. "Agradeço a todos os servidores que compõem essa equipe que somam essa força de trabalho e que nos dá essa confiança para continuar, bem como aos doadores que nos dão esperança por dias melhores”, ressaltou Silvana Salomão. 

Em 2017, a primeira edição da campanha atraiu 769 candidatos à doação e resultou na coleta de 309 bolsas de sangue. A previsão dos organizadores é a de repetir a experiência do ano passado.

Onde doar

- MT Hemocentro - Banco de Sangue Público de Mato Grosso

Sede: Rua 13 de Junho, 1055, bairro Porto, em Cuiabá.

Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225

Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

(Em período de campanhas, serão distribuídas senhas a partir de 16h).

 

- Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - MT

Sede: Rua General Vale, 182, bairro Bandeirantes.

Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 08h às 12h; e de 13h às 16h00.

 





Polícia Civil prende sete de associação criminosa envolvida no latrocínio de investigadora

Os criminosos foram autuados por quadrilha armada, roubo seguido de morte (latrocínio), furto qualificado, roubo majorado, associação...

Durante 40 anos mulheres editaram revista feminina em Mato Grosso

Entre as cronistas da revista A Violeta estão Maria Dimpina Lobo Duarte, e Maria de Arruda Müller, ambas...

Entidades debatem lei da Pesca em Mato Grosso

No Dia Mundial da Água (22.03), diversos setores que atuam no segmento da Pesca chamam a atenção para a...