Pular para o conteúdo
Voltar

Medicamento que combate infecções respiratórias será fornecido pelo SUS

)
Aplicação do “Palivizumabe” será feita entre fevereiro e agosto, período de maior circulação da doença
Ana Lazarini e Rose Velasco | SES-MT

Farmácia de Auto Custos , Remédios - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT
Farmácia de Auto Custos , Remédios
A | A

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá fornecer e aplicar o medicamento Palivizumabe entre os meses de fevereiro e julho, conforme os casos prescritos pelos médicos. A substância é indicada para aumentar a proteção contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de infecções das vias respiratórias.

O público-alvo do medicamento são as crianças nascidas com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas, com idade inferior a um ano; crianças com idade inferior a dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade, displasia bronco pulmonar ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

O medicamento é fornecido entre os meses de março e julho, que é o período de maior circulação do vírus, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso, a aplicação começará em fevereiro, um mês antes da sazonalidade.

“Durante o período de sazonalidade vigente, as crianças que cumprirem os critérios médicos poderão receber até cinco doses. A tramitação do processo de solicitação do medicamento deverá ocorrer, preferencialmente, antes do período de sazonalidade, de forma a garantir o acesso às doses”, destacou o servidor Ademar Macaúbas, integrante da Coordenadoria de Ações Programáticas Estratégicas da SES-MT.

Serviço

A SES-MT disponibilizou toda a documentação a ser preenchida pelos profissionais médicos que acompanham os pacientes. Todos esses documentos deverão ser conferidos e assinados pelas unidades responsáveis. O Palivizumabe será fornecido mediante processo aprovado e calendário previamente estabelecido pelos Escritórios Regionais de Saúde de abrangência e Polo de Aplicação.

Os formulários estarão disponíveis no site: http://www.saude.mt.gov.br/informe/538. Em caso de dúvida ou para mais informações, entre em contato com a equipe da Superintendência de Atenção à Saúde pelos telefones: (65) 3613-5469 / 5339 / 5340.

Locais de aplicação do medicamento em Mato Grosso:

- Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de Mato Grosso/CRIE/MT em Cuiabá;
- Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (em fase de estruturação para atendimento a seus munícipes)
- Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande.
- Hospital Regional Dr. Antônio Fontes em Cáceres;
- Pronto Atendimento Pediátrico, extensão do Hospital Municipal Dr. Antônio dos Santos Muniz em Rondonópolis;
- Hospital Regional de Sorriso.