Produção de frutas, legumes e verduras estimula economia através de Projeto da Empaer

Por Elisete Mengatti/Rosana Persona

Projeto desenvolvido por técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) busca apoiar o desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Frutas, Legumes e verduras, nos 14 municípios do Vale do Rio Cuiabá. O projeto tem potencial de produção numa área de 920 hectares com a participação de 460 produtores rurais.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro, disse que é preciso fazer um diagnóstico em cada município para identificar a tecnologia utilizada, infraestrutura, rendimento, qualidade, transporte, comercialização e outros. / Segundo ele, para obter um abastecimento de hortifruti na grande Cuiabá é importante saber o que está sendo produzido em cada município.

O projeto propõe fomentar a produção de frutas, legumes e verduras em uma área de dois hectares por família, em sistema irrigado. Para isso, serão instaladas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para demonstração e divulgação de tecnologias e resultados além da capacitação continuada dos produtores e técnicos

O projeto foi elaborado para ser executado pela Empaer em parceria com as prefeituras, Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá e organizações de produtores rurais. O projeto atenderia produtores dos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.