Pular para o conteúdo
Voltar

Mato Grosso realiza primeira queima prescrita na APA de Chapada

o Manejo Integrado do Fogo (MIF) utiliza a queima prescrita para diminuição de material combustível como forma de prevenir incêndios florestais de grandes proporções
Renata Prata | Sema-MT

Queima Prescrita APA Chapada dos Guimarães - Foto por: Comitê do Fogo/Sema-MT
Queima Prescrita APA Chapada dos Guimarães
A | A

A primeira queima prescrita em Unidade de Conservação do Estado de Mato Grosso foi realizada na segunda-feira (08.07), na Área de Preservação Ambiental (APA) Estadual de Chapada dos Guimarães, próximo a comunidade Morro de São Jerônimo. Aproximadamente 16 hectares foram manejados.

A ação ocorreu de forma integrada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio do Comitê Estadual de Gestão do Fogo e Coordenadoria de Unidades de Conservação, Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar, Universidade Federal de Mato Grosso e Instinto Chico Mendes de Conservação e da Biodiversidade.

O Manejo Integrado do Fogo (MIF) utiliza a queima prescrita para diminuir o material combustível, como forma de prevenir incêndios florestais. “Foi um dia histórico para a proteção dos incêndios florestais no Mato Grosso. Este é o primeiro trabalho de queima prescrita feita em uma Área de Proteção Estadual, já que em Unidade de Conservação Federal já vem acontecendo. O objetivo é ampliar para o próximo ano”, explicou o secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel BM Paulo Barroso.

A ação de uso controlado do fogo faz parte do Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais 2017-2020 (PPCDIF) do Estado de Mato Grosso e Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais de 2019 (POTIF) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

A UFMT irá fazer o acompanhamento dos resultados que irá garantir o desenvolvimento de pesquisas necessárias a fim de avaliar a aplicação do MIF no cerrado mato-grossense. A prescrição de uso do fogo controlado é uma técnica aplicada em diversos países, cuja utilização em áreas pré-determinadas e autorizadas, diminui quantidade de material combustível e previne os grandes incêndios florestais que podem ocorrer na época de seca.