Pular para o conteúdo
Voltar

Mais de 4.100 pessoas vão participar do 13º Encontro Nacional de Educação Matemática

Este é o mais importante evento da área no âmbito nacional
Danielle Tavares | Assessoria/Unemat

A | A

O 13º Encontro Nacional de Educação Matemática, sediado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, acontecerá de 14 a 17 de julho, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Mais de 4.100 pessoas já estão inscritas. Este é o mais importante evento da área no âmbito nacional, e reúne os diferentes segmentos envolvidos com a Educação Matemática do país: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores.

Esta edição terá como temática central “Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica - Interfaces entre pesquisas e salas de aula”. O encontro promove discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área.

Os trabalhos serão apresentados em três eixos: Práticas Escolares, Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores. Espera-se que as discussões possam contribuir, dentre outras esferas, com os processos de ensinar e de aprender matemática nas Escolas da Educação Básica do Brasil.

Feira de Matemática

O espaço estará aberto para visitação para a Mostra da Feira de Matemática. São 74 experimentos selecionados, mostrando atividades diferenciadas e aplicações da Matemática para a Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior.

A Feira de Matemática tem horário de funcionamento diferenciado: Domingo (14), das 15h às 20h. Segunda-feira (15), das 8h às 18h.  Terça-feira (16), das 8h às 10h. (Saiba mais clicando aqui). 

Programação

14 de Julho (domingo) - A partir das 08h, os portões da Arena Pantanal já estarão abertos para o credenciamento dos participantes. A abertura oficial ocorrerá às 16h e, às 17h, conferência com o professor Dr. Dario Fiorentini (Unicamp), sobre “Educação Matemática com as escolas da Educação Básica: Interfaces entre pesquisa e salas de aula”.

Nos dias 15, 16 e 17 de julho (de segunda a quarta- feira), das 7h30 às 18h, haverá mesas redondas, palestras, pôsteres, minicursos, sessão de comunicações científicas e relatos de experiências.

A conferência de encerramento será dia 17/07, às 17h, com o professor Dr. Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA), sobre “Perspectivas e desafios nas relações entre os conhecimentos produzidos na universidade e na escola básica”.

Saiba mais: https://www.xiiienem.com.br/programacao.php.