Pular para o conteúdo
Voltar

Gestoras avaliam positivamente os primeiros 10 dias de funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19

O Centro é uma ação de combate à pandemia promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana
Carlos Celestino | Secom|MT

O Centro fica localizado na Arena Pantanal, na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá. - Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
O Centro fica localizado na Arena Pantanal, na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá.
A | A

No dia 31 de julho, o Centro de Triagem da Covid-19, estruturado na Arena Pantanal, completou dez dias de funcionamento e atendimento ao público que procurou o local para realizar os testes e consultas para o diagnóstico do coronavírus. 

Os dados gerados pela gestão do Centro apontam que, durante o período de 22 a 31 de julho, foram realizados 4.898 atendimentos. No total, 1.038 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e 1.971 receberam o resultado negativo para a doença. Além disso, foram entregues 2.927 kits de medicamentos prescritos pelos médicos após consulta.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, a população buscou o atendimento no local para saber se os leves sintomas estavam relacionados à Covid-19. 

“A percepção de toda equipe envolvida é de que as ações do projeto foram bem aceitas, houve uma adesão da sociedade que procurou a Arena para realizar o exame da Covid-19. Nós classificamos que tudo até agora foi muito positivo e o público tem avaliado como excelente o atendimento recebido dos nossos profissionais de saúde aqui no Centro de Triagem, estamos prestando um excelente trabalho no combate à pandemia”, avaliou a gestora. 

De acordo com Patrícia Dourado, diretora do Hospital Estadual Santa Casa, a iniciativa do Governo de Mato Grosso em assumir uma responsabilidade que não era de sua competência vai resultar na redução da taxa de internação nos hospitais, evitando um colapso na saúde.  

“Esse serviço, mesmo sabendo que é uma função dos municípios, nos resguarda, pois os impactos que teremos nos hospitais serão menores. Com o serviço ofertado aqui no Centro de Triagem, a gente antecipa o tratamento e evita um agravamento da doença. Isso contribui para diminuir a demanda de pacientes internados nos hospitais a nível de enfermarias e UTIs”, explicou Patricia.

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. O local possui estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus e realização de exame com o uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.