Pular para o conteúdo
Voltar

Saúde do adolescente é tema de novo episódio de podcast

Superintendente de Vigilância em Saúde fala sobre a importância de consultas periódicas
Amanda Monteiro | Secom-MT

Secom-MT
A | A

O episódio desta quinta-feira (24.11) do podcast “Conecta Jovem”, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, tratou sobre temas relacionados ao aumento de infecções sexualmente transmissíveis, depressão e obesidade na adolescência. Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), falou sobre o papel dos pais em relação a saúde dos filhos.

“Nesta fase, quando jovens, os pais deixam de ser referência. O adolescente não quer mais ser tratado como criança e acaba tendo contato com todo tipo de informação na internet. Então, atenção, jovens: saúde é coisa séria e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. E, pais, procurem conversar com os seus filhos, acompanhe-os em consultas com profissionais habilitados e os ajudem neste momento de dúvida e autoconhecimento”, recomendou.

Durante o bate-papo, a superintendente também destacou os programas do Governo do Estado que incentivam uma aproximação das políticas públicas à juventude, como centros de testagem e acolhimento, além dos centros de saúde especializados.

“Temos trabalhos específicos para que o público jovem tenha o atendimento necessário e as salas de vacina continuem sendo o nosso carro forte. Em 2020, lançamos o Imuniza Mais MT para ampliar a vacinação no estado. Levamos nossos caminhões cheios de vacina e conhecimento ao encontro dos jovens”, pontuou.

Alessandra ainda ressaltou sobre os benefícios de manter o hábito de práticas esportivas. “A nossa expectativa de vida aumenta a cada ano. Praticar esportes e manter uma alimentação saudável é sinônimo de autocuidado que, além de fazer bem ao corpo, faz bem à mente”, finalizou.

Confira o episódio do programa, comandado por Léo Oliveira e Katharina Yamashita, nas plataformas do Youtube e Spotify.