Pular para o conteúdo
Voltar

GAE articula encontro entre comunidades inovadoras e propõe rede colaborativa

Participaram da reunião, comunidades que representam o Estado nos cenários de empreendedorismo e inovação, ciência e tecnologia
Nayara Takahara | GAE-MT

GAE articula encontro entre comunidades inovadoras e propõe rede colaborativa para ecossistema local - Foto por: Departamento de Arte | GAE-MT
GAE articula encontro entre comunidades inovadoras e propõe rede colaborativa para ecossistema local
A | A

Comunidades do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso se reuniram na sede do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), na Arena Pantanal, para discutir ações para fortalecer o setor. O encontro faz parte da agenda de trabalho para o fortalecimento regional do ecossistema de empreendedorismo e inovação, intermediada pelo GAE.

Participaram da reunião comunidades que representam o Estado nos cenários de empreendedorismo e inovação, ciência e tecnologia: Startup MT, FabLab, DevMT, Arduíno Brasil e Arduíno Cuiabá.

O encontro também teve o objetivo de mapear as demandas das comunidades e informar as ações do Governo do Estado para fomentar as iniciativas locais. O secretário adjunto de Estruturação e Inovação do GAE, Flávio Gomes, propôs, ainda, que as comunidades mato-grossenses trabalhem em rede de colaboração.

“Propomos às comunidades uma aproximação com o Governo, a fim de possibilitar um ambiente colaborativo e fértil para a troca de experiências e ideias inovadoras, além disso, alinhamos em conjunto as iniciativas que podemos articular e fomentar em grupo para fortalecer o ecossistema regional, por meio de uma rede colaborativa”, disse o gestor ao convidar outras comunidades a entrar em contato com o GAE para expandir suas conexões.

O integrante da Arduíno Cuiabá, Lauro Ojeda, comunidade voltada para a prototipagem eletrônica de hardware, considerou como válido o interesse do Estado ao propor parcerias para os grupos locais. “O pessoal acabou vendo que se nos organizarmos o governo pode ajudar”, conta.

Pedro Teodoro, um dos fundadores do Fab Lab, e Josué Nascimento, diretor da Arduíno Brasil, também compartilham a mesma opinião de Lauro Ojeda. De acordo com Nascimento, a reunião foi produtiva e um novo projeto da comunidade, o Arduíno Kids, que tem como proposta ensinar a plataforma arduíno nas escolas estaduais, deve ser realizado em parceria com o GAE.

Representando a comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT), Gabriel Pedro afirmou que a sugestão feita pelo Gabinete de trabalhar em rede e de unificar o ecossistema local foi aceita sem objeções pelos membros do grupo, que já soma 280 integrantes, grande parte de municípios no norte do Estado. Já o presidente do Startup MT, Rodrigo Louzich, classificou a aproximação e o trabalho que o Governo, por meio do GAE, vem desempenhando como “janela de oportunidades”. Segundo ele, o apoio do Estado tem contribuído para o desenvolvimento das comunidades.   

Confira o calendário de eventos de inovação para 2016:

Arduíno Day | Genuíno Day – 02 de Abril

Front In Cuiabá – 16 de Abril

Hack In Arena – 30 de Abril e 01 de Maio

10.º Fortec – 10 a 13 de Maio

Startup Weekend Cuiabá II – Julho

Startup Weekend Sorriso – Setembro 

Startup Weekend Rondonópolis – a definir

Pitch Gov MT – a definir





Governo encaminha para Assembleia projeto que cria a “Nota MT”

Programa irá possibilitar o crescimento da arrecadação estadual sem aumento da carga tributária Laice Souza ...

Seplag esclarece questionamentos sobre ata

D'Laila Borges | Seplag A | A O Governo do Estado de Mato Grosso informa que a Ata de Registro de Preços...

Operação autua 67 pessoas por descumprirem lei de trânsito

Ainda foram apreendidos 39 veículos na madrugada de sábado na Avenida Arquimedes Pereira Lima Nara Assis ...