Pular para o conteúdo
Voltar

GAE articula encontro entre comunidades inovadoras e propõe rede colaborativa

Participaram da reunião, comunidades que representam o Estado nos cenários de empreendedorismo e inovação, ciência e tecnologia
Nayara Takahara | GAE-MT

GAE articula encontro entre comunidades inovadoras e propõe rede colaborativa para ecossistema local - Foto por: Departamento de Arte | GAE-MT
GAE articula encontro entre comunidades inovadoras e propõe rede colaborativa para ecossistema local
A | A

Comunidades do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso se reuniram na sede do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), na Arena Pantanal, para discutir ações para fortalecer o setor. O encontro faz parte da agenda de trabalho para o fortalecimento regional do ecossistema de empreendedorismo e inovação, intermediada pelo GAE.

Participaram da reunião comunidades que representam o Estado nos cenários de empreendedorismo e inovação, ciência e tecnologia: Startup MT, FabLab, DevMT, Arduíno Brasil e Arduíno Cuiabá.

O encontro também teve o objetivo de mapear as demandas das comunidades e informar as ações do Governo do Estado para fomentar as iniciativas locais. O secretário adjunto de Estruturação e Inovação do GAE, Flávio Gomes, propôs, ainda, que as comunidades mato-grossenses trabalhem em rede de colaboração.

“Propomos às comunidades uma aproximação com o Governo, a fim de possibilitar um ambiente colaborativo e fértil para a troca de experiências e ideias inovadoras, além disso, alinhamos em conjunto as iniciativas que podemos articular e fomentar em grupo para fortalecer o ecossistema regional, por meio de uma rede colaborativa”, disse o gestor ao convidar outras comunidades a entrar em contato com o GAE para expandir suas conexões.

O integrante da Arduíno Cuiabá, Lauro Ojeda, comunidade voltada para a prototipagem eletrônica de hardware, considerou como válido o interesse do Estado ao propor parcerias para os grupos locais. “O pessoal acabou vendo que se nos organizarmos o governo pode ajudar”, conta.

Pedro Teodoro, um dos fundadores do Fab Lab, e Josué Nascimento, diretor da Arduíno Brasil, também compartilham a mesma opinião de Lauro Ojeda. De acordo com Nascimento, a reunião foi produtiva e um novo projeto da comunidade, o Arduíno Kids, que tem como proposta ensinar a plataforma arduíno nas escolas estaduais, deve ser realizado em parceria com o GAE.

Representando a comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT), Gabriel Pedro afirmou que a sugestão feita pelo Gabinete de trabalhar em rede e de unificar o ecossistema local foi aceita sem objeções pelos membros do grupo, que já soma 280 integrantes, grande parte de municípios no norte do Estado. Já o presidente do Startup MT, Rodrigo Louzich, classificou a aproximação e o trabalho que o Governo, por meio do GAE, vem desempenhando como “janela de oportunidades”. Segundo ele, o apoio do Estado tem contribuído para o desenvolvimento das comunidades.   

Confira o calendário de eventos de inovação para 2016:

Arduíno Day | Genuíno Day – 02 de Abril

Front In Cuiabá – 16 de Abril

Hack In Arena – 30 de Abril e 01 de Maio

10.º Fortec – 10 a 13 de Maio

Startup Weekend Cuiabá II – Julho

Startup Weekend Sorriso – Setembro 

Startup Weekend Rondonópolis – a definir

Pitch Gov MT – a definir





Modernização no Detran traz agilidade no atendimento ao cidadão

No período entre os anos de 2015 a 2018, o Detran investiu R$ 6 milhões na compra de mobiliário e equipamentos de...

1º Plano Estadual de Economia Solidária de MT é validado por Conselho

O Plano orientará a criação de iniciativas para desenvolver a Economia Solidária no Estado. Assessoria ...

Escola de Cuiabá recebe projeto que auxilia na prevenção de trotes no Samu

A equipe distribuiu uma cartilha com informações essenciais para garantir o serviço do Samu, além de dicas de primeiros socorros, durante...

Governo assegura R$ 7 milhões para investimentos em parque municipais

Os parques urbanos em Colíder, Sinop e Terra Nova do Norte receberão recursos de compensação ambiental. ...