Pular para o conteúdo
Voltar

Jaciara recebe primeira Caravana de 2017

Realizado de 24 de janeiro a 03 de fevereiro, o programa vai atender 19 municípios da região sul do estado
Caroline Lanhi | Gcom-MT

A | A

A Caravana da Transformação está de volta em 2017 e a primeira edição do ano será em Jaciara (a 144 km de Cuiabá), do dia 24 de janeiro a 03 de fevereiro. Dezenove municípios da região sul serão beneficiados com o programa, que tem como carro-chefe serviços oftalmológicos para quem tem mais de 55 anos. A novidade nesta edição é a parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e a inclusão de consultas médicas com profissionais de quatro áreas: urologia, oncologia, dermatologia e cirurgia de cabeça e pescoço.

Tais especialidades serão oferecidas e reguladas, exclusivamente, pelo Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso, sendo disponibilizadas nos dias “D” do evento – 27 e 28 de janeiro. De acordo com a secretária executiva do consórcio, Eulice de Almeida, a prioridade será para quem já procurou o Sistema Único de Saúde (SUS) e aguarda a primeira consulta e para aqueles que estão com resultados de exames e aguardam retorno para fechar o diagnóstico ou realizar algum procedimento. Todo o processo será via consórcio.

Nos dias 27 e 28 o Poder Judiciário do estado também participará da Caravana com o projeto Justiça Comunitária e o Núcleo de Solução de Conflitos, referentes a direitos e obrigações legais, mediação e conciliação.  Por meio da Corregedoria do TJ, ainda serão fornecidas informações sobre os projetos Pai Presente e Padrinhos.

Já o Juizado Volante Ambiental (Juvam) vai realizar um trabalho de conscientização ambiental. “O Estado tem uma estrutura grande já montada e oferta serviços bons aos moradores das cidades visitadas e o Judiciário não poderia ficar de fora”, afirmou o presidente do TJ-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro.

Coordenador-geral da Caravana, o secretário de Estado do Gabinete de Governo José Arlindo Oliveira destacou a importância das parcerias para a construção do evento, desde o município anfitrião, passando pelos municípios que compõem a região atendida, as secretarias de Estado envolvidas, além dos demais Poderes e instituições. “A caravana é uma oportunidade para que o Poder Público leve produtos e serviços de forma direta ao cidadão mato-grossense, transformando a vida da população”.

As duas primeiras edições de 2017 – a primeira em Jaciara e a segunda em São José dos Quatro Marcos – compõem o primeiro chamamento público do Estado, que está em vigor. Para as próximas, mais instituições devem se tornar parceiras do Estado. “Estamos dialogando com o Exército, o Banco do Brasil, o Tribunal de Contas do Estado, entre outras instituições. Nosso desafio é construir edições ainda maiores”.

O que é a Caravana da Transformação?

A Caravana da Transformação foi instituída pelo Decreto N° 408, de 22 de janeiro de 2016. O objetivo é levar atendimentos de saúde e cidadania aos municípios do interior, com ênfase em cirurgias de catarata e pterígio para pessoas acima de 55 anos.

Desde seu lançamento, em julho de 2016, a iniciativa percorreu três municípios do interior (Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo e Canarana). Como em cada edição são recebidas demandas de cidades vizinhas, foram atendidos em 2016 cerca de 60 mil mato-grossenses de 104 municípios.

Na área de saúde, o Governo do Estado disponibilizou consultas, exames e cirurgias oftalmológicas. Durante as três edições foram 98.532 procedimentos oftalmológicos, sendo 7.541 cirurgias de catarata, pterígio e yag laser. Os serviços em saúde também incluíram capacitações de profissionais da saúde em prevenção, diagnóstico e tratamento de Hanseníase e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/AIDS.

Durante a Caravana, a população também tem a oportunidade de participar de oficinas, capacitações, buscar vagas de emprego na região, participar de campanhas educativas, receber orientação jurídica e emitir documentos, entre eles: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Carteira de Pescador, Cartão SUS e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). 

Acesse o site www.caravana.mt.gov.br e saiba mais sobre esse programa

* Com informações do TJ/MT