Pular para o conteúdo
Voltar

Campanha do Governo aborda risco de dirigir após beber

A campanha faz parte das ações de conscientização para garantir a segurança no trânsito durante o Carnaval
Lorena Bruschi | Gcom-MT

Publicidade/Gcom-MT
A | A

O Governo do Estado de Mato Grosso lançou a campanha “É você que escolhe o Carnaval que quer ver na avenida”, uma ação para conscientizar a população sobre o risco de acidente de trânsito quando se mistura álcool e direção nesta época festiva. Até o dia 28 de fevereiro, esta será a mensagem veiculada nos meios de comunicação, para que os mato-grossenses possam aproveitar as comemorações em segurança.

No período de Carnaval, segundo a gerente de Ações Educativas de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rosane Gerda, as pessoas tendem a fazer uso de bebidas alcoólicas, comprometendo a capacidade de direção, e ocasionando acidentes que podem ser fatais.

“Todas as campanhas que fazemos visam conscientizar as pessoas para que adotem condutas seguras de ir e vir. Não há nada mais valioso que uma vida, por isso incentivamos também o amigo da rodada, e que a pessoa que bebeu pegue um táxi ou volte para casa com um amigo”, conta a gerente.

Ela afirma que entre as ações de conscientização estão palestras, oferecidas em todo o estado, sobre segurança no trânsito, e também sobre relacionamento interpessoal no trânsito. Ela cita uma capacitação de agentes para 10 municípios, feita em 2016, além de ações de educação no trânsito durante as caravanas da transformação.

Os prejuízos desta conduta vão muito além dos prejuízos financeiros, conforme frisa a gerente.  “Em palestras, abordamos sempre que as pessoas podem até ter condições financeiras de arcar com os prejuízos de um acidente, mas e os prejuízos emocionais de ter tirado uma vida?” questiona.

As palestras também têm como público-alvo jovens do Ensino Médio, que podem ou não estar prestes a tirar a carteira de motorista. O viés desta ação é o cuidado que qualquer pessoa deve ter, evitando andar em um carro com uma pessoa alcoolizada ao volante.

Confira o vídeo:







Diagnóstico em macaco serve de alerta, mas Estado e municípios estão vigilantes

Assessoria | SES-MT A | A Técnicos do Escritório Regional de Saúde em Rondonópolis se reuniram na tarde desta quinta-feira (27.04) com a...

Polícia Civil apreende 53 tabletes de pasta base de cocaína em Pontes e Lacerda

As investigações apontam que entorpecente seria transportado para Cuiabá. Assessoria | PJC-MT A | A Quase 55 quilos de pasta base de...

PJC e PM prendem três por roubo em casa de ex-prefeita de Brasnorte

Assessoria | PJC-MT A | A O roubo a residência da ex-prefeita do município de Brasnorte (579 km a Oeste de Cuiabá) foi esclarecido em uma...