Pular para o conteúdo
Voltar

MT e Iowa firmam acordo para estabelecer relações comerciais

Evelyn Ribeiro/Thalita Boaventura | Gcom-MT

Gcom-MT/José Medeiros
A | A

Um acordo voltado ao comércio, indústria e agricultura foi firmado pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e pela vice-governadora de Iowa, Kim Reynolds, nesta quinta-feira (18.05), nos Estados Unidos. O documento propõe a exploração mútua, de forma que facilite as oportunidades de desenvolvimento econômico e promoção do investimento internacional.

Acompanhado de uma comitiva, o chefe do Executivo Estadual está cumprindo uma agenda compromissos no país, em busca de novos investidores. Na oportunidade, o governador falou sobre os desafios do Estado para alcançar uma produção de qualidade, exportação, impostos e demostrou interesse em melhorar a qualidade vida da população mato-grossense com base nas ações positivas já concretizadas em Iowa.

“Dados os objetivos em comum, particularmente em áreas como o comércio, a agricultura e a indústria, entende-se que as principais áreas de interesse devam incluir, mas não se limitar. Ambos os Estados esperam a interação contínua, explorando várias oportunidades que nos permitam aos respectivos estados trazer melhores práticas que lhes tenham servido bem no passado”, diz trecho do acordo.

“Esta visita é muito importante, porque trata não somente a questão da industrialização no nosso estado, mas para conhecer como é a atuação de Iowa neste setor. Na nossa concepção, o mais importante são as pessoas e, por isso, queremos aprender sobre a qualidade de vida delas, e quem sabe trocar impressões sobre isso”, disse o governador Pedro Taques.

Ele também fez um convite à vice-governadora para que conheça Mato Grosso e propôs a realização de um Road Show (apresentação itinerante), para auxiliar no fortalecimento das relações comerciais, compartilhando este interesse com empresários mato-grossenses, por exemplo.

A vice-governadora de Iowa, Kim Reynolds destacou que tanto Mato Grosso como Iowa desenvolvem a atividade agrícola e têm uma base econômica parecida.

“Estou honrada em receber o governador. Existem muitas oportunidades para os dois Estados, tanto comerciais como para exportação. Nós acreditamos que essa é uma grande oportunidade para continuar a construir similaridades em benefício de ambos”, afirmou a vice-governadora de Iowa, Kim Reynolds.

Nesta sexta-feira (19.05), Taques visitará a planta de etanol de milho e outras operações de valor agregado na cadeia do agronegócio e terá contato com líderes do setor de etanol para debater o impacto dos investimentos.

Além do governador, a comitiva de Mato Grosso aos Estados Unidos conta com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomzcyk, e a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana di Renzo. Também acompanham a professora Zulema Netto Figueiredo (Unemat); Daniele Laurindo (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sedec); Rita Chiletto (Assessoria Internacional); Marcela Gaiva (Assessoria Internacional); e o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde e produtor rural, Otaviano Pivetta. 





Governo vai repassar recursos para equipar novo Pronto Socorro

Thiago Andrade | Gcom-MT A | A O governador Pedro Taques teve um novo encontro, nesta segunda-feira (25.06), com o prefeito Emanuel...

Hospital Regional Irmã Elza Giovanella realiza treinamento com equipe

O 1º treinamento de atualização de Terapia Nutricional Enteral buscou proporcionar aos profissionais uma visão mais profunda do doente grave. ...

Mato Grosso terá Plataforma Integrada de Ofertas Turísticas

Governo teve acesso gratuito à ferramenta após articulação que rendeu economia de R$ 500 mil aos cofres públicos Caroline Rodrigues | ...

Ação integrada apreende 450 quilos de drogas escondidas em caminhão

É a segunda grande apreensão da semana. Na última quarta-feira (20.06), uma aeronave foi interceptada com 420 quilos de drogas Hérica...