Pular para o conteúdo
Voltar

Cerimônia com familiares presentes marca o encerramento do 5º CPCIF

Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso
Augusto Pereira | CBMMT

Concluintes do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais chegam para encerramento vendados - Foto por: SD BM E. Vieira
Concluintes do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais chegam para encerramento vendados
A | A

Familiares dos 36 participantes da 5ª Edição do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, assistiram à cerimônia de encerramento do curso nesta segunda-feira (11.09), no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Cuiabá. O curso tem o objetivo de preparar os bombeiros para as particularidades dos incêndios florestais nos biomas de Mato Grosso.

O CPCIF teve início no dia 12 de julho e contou com etapas de perícia ambiental, técnicas indígenas, desenvolvimento de plano de manejo em unidade de conservação e muito treinamento físico. Entre as atividades de treinamento aconteceu a escalada ao Morro de Santo Antônio, a marcha de Cuiabá a Chapada dos Guimarães e as noites de acampamento sob o frio que ocorreu no início do curso.

Como última prova, os alunos participaram de uma atividade não planejada, o combate ao incêndio florestal que atingiu a área do Campo de instrução Marechal Rondon da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro.  A primeira parte do da instrução aconteceu na área militar que sofreu com a entrada do fogo justamente no último dia do curso. Os alunos puseram o conhecimento à prova e combateram o incêndio, evitando que 2/3 da área fosse queimada.

Os cursistas foram do combate ao incêndio diretamente para a cerimônia de encerramento. A soldado BM Carollaine de Freitas foi a única militar feminina entre os alunos do CPCIF. Ela concluiu o curso que teve cinco desistências devido à exigência de preparo físico e mental. Carollaine destacou que as maiores dificuldades foram o frio de julho e a higienização pessoal sendo a única mulher do grupo. O cerimonial lhe concedeu a palavra e ela usou para agradecer a oportunidade, destacando a disciplina de Perícia Técnica como momento especial de aquisição de conhecimento.

O coordenador do CPCIF, tenente-coronel BM Jéferson Amarante, contou que é uma satisfação formar essa turma. Segundo ele, o diferencial do aluno formado no CPCIF é ser um bombeiro que, além de combater o incêndio como todos, também seja capaz de fazer o reconhecimento do incêndio e montar estratégias de enfrentamento com planejamento da distribuição da equipe no terreno.

O comandante-geral, Coronel BM Alessandro Borges, afirmou que o investimento em qualificação dos militares do CBM é a principal preocupação da corporação. O maior aumento de efetivo da instituição aconteceu nos últimos dois anos, isso exige tanto a formação dos novatos quanto a atualização dos mais experientes. O curso acontece no período proibitivo de queimadas para que os alunos aprendam sobre incêndios nas condições reais encontradas em campo.





Ação integrada prende sete por sequestro de empresária

Maricelle Lima Vieira | Sesp-MT A | A A ação conjunta entre a Polícia Judiciária Civil e a Polícia Militar foi primordial para o resgate...

Congresso Universitário define macropolíticas para Unemat

Lygia Lima | Assessoria Unemat A | A Depois de sete dias de intensos debates, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato...