Pular para o conteúdo
Voltar

GDR participa de Audiência Pública e Criação do Fórum do Polo Turístico

GDR-MT

A | A

O Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR) esteve no município de Santa Terezinha-MT (1.292 km de Cuiabá) em Audiência Pública e Criação do Fórum do Polo Turístico do Araguaia.

A convite do prefeito Euclésio Jose Ferretto, o secretário de Articulação e Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Antônio Carlos Figueiredo Paz, representou o Governo de Mato Grosso na agenda, realizada no Ginásio de Esportes do Município, em conjunto com a Câmara Municipal.

Contando com a presença de representantes dos municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Novo Santo Antônio, Luciara e Santa Terezinha, começaram as discussões sobre o turismo na região. Agora, se organizam para buscar o avanço no fortalecimento do turismo no Araguaia.

A participação do GDR ocorreu em 5 de outubro e permitiu que o secretário Antônio Carlos pudesse apresentar informações sobre os Planos de Ação para o Desenvolvimento Endógeno através da Cadeia produtiva do turismo, iniciados em 12 municípios do Estado no final de setembro.

Os mesmos agregam 9 localidades do Araguaia: Novo Santo Antônio, Luciara, São Félix do Araguaia, Confresa, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Barra do Garças (PA Serra Verde), Ribeirãozinho e ainda Araguainha, demonstrando o viés de integração entre Governos Estadual e Municipais para o incremento da atividade econômica atrelada ao turismo.

A Audiência Pública e criação do Polo Turístico do Araguaia vem de encontro com outra agenda na qual o GDR está inserido enquanto parceiro, que é o Fórum Regional de Turismo "Região Domo de Araguainha - MT".

Composto por 8 municípios (Araguainha, Ponte Branca, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Torixoréu, Guiratinga e Tesouro), o mesmo já teve 7 reuniões realizadas, e vêm permitindo a troca de experiências, informações e cases locais, essenciais para que cada um compreenda o contexto local de seus municípios vizinhos e através do diálogo organizem o turismo em seu entorno.

Para o secretário Antônio Carlos, esses diálogos são de suma importância: "Acredito que agregando essas ações em cada município estamos fazendo Planos de Ação. Assim será possível buscar construir rotas de desenvolvimento endógeno sustentável, potencializando a vocação de cada localidade".

Antônio Carlos finalizou a participação no Evento em Santa Terezinha reforçando que "Conversar, estar in loco e construir conjuntamente Projetos com base local é o caminho que permite agregar os municípios vizinhos e suas peculiaridades, para que futuramente possamos integrar mais localidades do Estado, buscando o desenvolvimento, no que diz respeito à inclusão social, desenvolvimento sustentável e fomento das cadeias produtivas nos 141 municípios em Mato Grosso, como nesse trabalho relacionado ao turismo".





Seges realiza leilão de bens móveis inservíveis

Serão leiloados mobiliários, eletroeletrônicos, periféricos de informática, sucatas de veículos e automóveis em condições de uso Lorena Bruschi...

Cirurgias da 10ª Caravana são estendidas até sábado (28)

A previsão é de que mais de 4 mil cirurgias oftalmológicas sejam feitas; Estado já realizou até esta segunda-feira (23.10) mais de 2,4 mil...