Pular para o conteúdo
Voltar

Fávaro destaca a importância do acesso ao emprego para minimizar crise econômica

Lorena Bruschi | Vice-governadoria

Governo apoia inciativas que aproximam o cidadão das vagas de emprego - Foto por: Andréa Lobo/Vice-governadoria
Governo apoia inciativas que aproximam o cidadão das vagas de emprego
A | A

Neste momento de crise no país, a oportunidade do emprego deve se aproximar do cidadão. A afirmação é do vice-governador Carlos Fávaro, que reiterou o apoio do Governo do Estado à iniciativas como a inauguração do novo posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine) municipal, que saiu do centro da cidade e passa a atender a partir desta sexta-feira (04.12) no Shopping Popular, no bairro do Porto.

Fávaro destaca que o poder público estadual segue na mesma direção, levando oportunidades de emprego para atender à sociedade, junto ao comércio, por meio das ações da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), coordenada por Valdiney Arruda.

“O Brasil vive uma crise sem precedentes, que afeta diretamente as vagas de trabalho. Mas Mato Grosso é uma ilha diferenciada neste cenário. O Brasil teve o Produto Interno Bruto negativo em torno de 4% em 2015, e Mato Grosso gerou um PIB positivo de quase 3%. Mas não estamos livres da crise, a iniciativa privada e o poder público estão trabalhando juntos para oferecer dignidade e oportunidades”, explica o vice-governador.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, cita que o novo ambiente trará melhora no atendimento, pois o diante do prédio possui estacionamento, ambiente climatizado e mais estrutura. “Além do balcão de empregos, captando informações sobre as vagas diretamente nas empresas e oferecendo profissionais que passaram pelo projeto Qualificar, que capacita para aumentar a empregabilidade dos nossos cidadãos”, comemora.

O espaço físico foi cedido sem ônus para o executivo municipal pela Associação dos Camelôs do Shopping Popular. Conforme Misael Oliveira Galvão, presidente da entidade, essa é mais uma missão cumprida, para garantir que o espaço cumpra o seu papel social. “Cada cliente, cada cidadão, e cada pai de família que puder acessar estes serviços do Sine já terá valido à pena”, frisa.

Sine

O Sine ganhou novas instalações e mudou de endereço devido a uma recomendação do Ministério do Trabalho. Uma distância mínima de 1.500 metros deve ser mantida entre os postos do Sistema para facilitar o atendimento à população.

Na antiga localização, no Centro da capital, em média mil pessoas eram atendidas por mês, e a expectativa é que após a transferência para o Shopping Popular os números aumentem.

Os serviços oferecidos pela unidade são acesso ao seguro-desemprego, vagas de emprego e cursos de capacitação profissional. Cuiabá conta ainda com mais dois postos avançados do Sine Municipal, localizados nos bairros Pedra 90 e Jardim Vista Alegre, na região do Coxipó.