IDIOMA

 
 
 

SOCIAL

 
 
 
 
 
 
Serviços de A a Z
Sexta, 20 de janeiro de 2012, 13h15 | Tamanho do texto: A- A+

MEMÓRIA

Visita técnica retoma discussão sobre Usina Itaici e Memorial Rondon

MARICELLE LIMA VIEIRA
Assessoria Sedtur/MT

 

Representantes das secretarias de Estado das Cidades (Secid), Desenvolvimento do Turismo e Transporte (Sedtur) visitaram nesta quinta-feira (19.01) as instalações da Usina Itaici e Memorial Rondon, ambos localizados no município de Santo Antônio de Leverger (27 quilômetros de Cuiabá).

De acordo com secretário Adjunto de Habitação, Tércio Lacerda de Almeida, a visita retoma as discussões sobre a importância das duas referências que são consideradas tesouros da história de Mato Grosso e do Brasil que precisam ser retomadas, restauradas e preservadas.
No roteiro a primeira parada foi na Usina Itaici, coordenada pelo Instituto que leva o mesmo nome e pretende transformar o local em roteiro turístico e histórico.

Referências não faltam, segundo o presidente do Instituto José Marcos Vargas, a Usina foi à maior, mais industrializada e mais importante de todas as usinas de Mato Grosso, no final do século 19 até meados da década de 1950. Ele conta que as máquinas foram importadas da Europa, e foi inaugurada em 1º de setembro de 1897. Marcos lembra ainda com base em documentos foi na Usina Itaici a precursora de luz elétrica no Estado.

Os equipamentos instalados na usina permitiram que o industrial e político Antônio “Totó” Paes de Barros, passasse à história como o precursor da industrialização de Mato Grosso. Itaici foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1984.

Hoje, conforme José Marcos, é de suma importância a participação do Estado no processo de restauração da usina que foi considerada na época como referência no segmento e passa por um processo natural de deterioração.

Ainda no roteiro o segundo lugar visitado foi o Memorial Rondon em homenagem ao marechal Candido Rondon mato-grossense referência mundial, localizada no distrito de Mimoso. De acordo com um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, José Afonso Portocarrero, o espaço faz alusão a uma oca de índios Bororo. “Estamos ansiosos pela retomada do projeto para sua conclusão e aberto a comunidade”, disse Portocarrero.

Para a conclusão das obras do Memorial Rondon, a Sedtur, por meio Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), destinou cerca de R$ 3 milhões. A obra faz parte de um grande projeto do Governo do Estado que visa desenvolver o turismo em diferentes destinos mato-grossenses.

Além de acolher a história do patrono das telecomunicações, o memorial também será um Centro de Interpretação do Pantanal, reunindo o maior número possível de informações sobre esse bioma. Dessa forma, além de atrair e potencializar o turismo em Mimoso, o local poderá ser utilizado como biblioteca para estudantes da região.

Mais sobre este assunto:

    Veja Mais
Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins:





Clique nos mapas e veja as obras

Mapa de MT Voltar Nova Nazaré São Félix do Araguaia Novo Santo Antonio Cocalinho Luciara Santa Terezinha Canabrava do Norte Santa Cruz do Xingu São José do Xingu São José do Xingu Matupá Terra Nova do Norte Marcelândia União do Sul Feliz Natal Claudia Tabaporã Campinápolis Paranatinga Canarana Novo São Joaquim Sto. Antonio do Leste Nova Brasilândia Santa Rita do Trivelato Araguaiana Torixoreu Ponte Branca Araguainha Tesouro São Lourenço de Fatima Chapada dos Guimarães Porto Estrela Reserva do Cabaçal Vale do São Domingos São José do Rio Claro Nova Maringá Estrada da Baiana Tabaporã Rondolandia Aripuanã Cotriguaçu Nova Bandeirantes nova Monte Verde Novo Paraná
Mais obras do Governo do Estado Trincheira do Zero KM Viaduto do Orlando Chaves Duplicação Ponte Julio Mülher Viaduto UFMT Trincheira Jurumirin - Trabalhadores Trincheira Rua Luiz Felipe Trincheira Santa Rosa e obras complementares Trincheira Santa Isabel e obras complementares Arena Pantanal Trincheira Mário Andreazza e obras complementares Duplicação Rodovia Mário Andreazza COT Barra do Pari Ponte sobre o Rio Pari - Estrada da Passagem da Conceição Duplicação Ponte Mário Andreazza sobre o Rio Cuiabá VLT Complexo Viário do Tijucal VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Beira-Rio/Antõnio Dorileo COT UFMT Viaduto MT-040 Viaduto do Aeroporto Viaduto da Sefaz Trincheira do Despraiado VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Rua do Eucaliptos Reforma e Ampliação do Aeroporto Marechal Rondon Duplicação Parque do Barbado Ponte sobre o Rio Coxipó - rua dos Eucaliptos Ponte sobre o Rio Coxipó - rua Antônio Dorilêo Reestruturação e Revitalização do córrego Mané Pinto Passagem Inferior Trigo de Loureiro Restauração e Duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima