IDIOMA

 
 
 

SOCIAL

 
 
 
 
 
 
Serviços de A a Z
Sábado, 17 de novembro de 2012, 07h15 | Tamanho do texto: A- A+

CRAQUES

Medalhistas brasileiros vêm a Cuiabá como embaixadores das Olimpíadas Escolares 2012

Para secretário de Esporte, a presença de grandes atletas brasileiros na competição é um incentivo aos atletas-estudantes

CAROLINE LANHI
Redação/Secom-MT
André Santana
O evento acontece de 25 de novembro a 08 de dezembro, em Cuiabá
Evento acontece de 25 de novembro a 08 de dezembro, em Cuiabá

Onze ídolos do esporte brasileiro já confirmaram presença nas Olimpíadas Escolares 2012, categoria A – 15 a 17 anos. São medalhistas olímpicos, panamericanos e de mundiais que, a convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), desembarcam em Cuiabá a partir do dia 25 de novembro como embaixadores da competição. Os craques compartilharão com o jovens atletas-estudantes a experiência adquirida nas grandes competições internacionais.

Entre eles estão atletas como Sara Menezes, judoca brasileira de apenas 22 anos que foi ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Com esse título se tornou a primeira atleta do judô feminino brasileiro a subir ao lugar mais alto do pódio, segundo o COB. Sarah treina desde criança e é bicampeã das Olimpíadas Escolares, além de ser a principal referência do judô no Norte e Nordeste do Brasil.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, José de Assis Guaresqui, a presença de grandes atletas brasileiros nas Olimpíadas Escolares é de extrema importância, já que são mais um incentivo para que os atletas-estudantes continuem na carreira esportiva. Os embaixadores chegam ao longo dos dias de competição, conforme o calendário de jogos de suas respectivas modalidades.

Na lista de estrelas podemos encontrar ainda nomes como Arthur Zanetti, ginasta que foi medalha de ouro na prova das argolas, nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Zanetti começou na ginástica artística aos sete anos, por indicação de um professor de Educação Física, e aos 22 anos, em  Londres, ganhou a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira, conforme o COB.

O diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, destaca que todos os embaixadores participam de maneira voluntária, por entenderem a importância de levar a experiência deles para aqueles que estão começando. Segundo Hubner, a ideia de levar embaixadores para os jogos estudantis teve origem no começo da competição, como forma de “espelho” para os novos atletas.

Durante a competição, os craques dão palestras, participam de rodas de bate-papo com os estudantes, visitam escolas e o centro de convivência, ou seja, interagem totalmente com os atletas. “Os embaixadores são atletas brasileiros que também começaram nas competições escolares, enfrentaram as mesmas dificuldades que esses estudantes de agora. É uma forma de incentivá-los a seguir no esporte”, defende Hubner.

Confira aqui a lista de embaixadores para as Olimpíadas Escolares 2012 – categoria A. O evento acontece de 25 de novembro a 08 de dezembro, em Cuiabá. A cerimônia de abertura será realizado no dia 25 de novembro, às 19h, no Ginásio Aecim Tocantins.

Mais sobre este assunto:

    Veja Mais
Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins:





Clique nos mapas e veja as obras

Mapa de MT Voltar Nova Nazaré São Félix do Araguaia Novo Santo Antonio Cocalinho Luciara Santa Terezinha Canabrava do Norte Santa Cruz do Xingu São José do Xingu São José do Xingu Matupá Terra Nova do Norte Marcelândia União do Sul Feliz Natal Claudia Tabaporã Campinápolis Paranatinga Canarana Novo São Joaquim Sto. Antonio do Leste Nova Brasilândia Santa Rita do Trivelato Araguaiana Torixoreu Ponte Branca Araguainha Tesouro São Lourenço de Fatima Chapada dos Guimarães Porto Estrela Reserva do Cabaçal Vale do São Domingos São José do Rio Claro Nova Maringá Estrada da Baiana Tabaporã Rondolandia Aripuanã Cotriguaçu Nova Bandeirantes nova Monte Verde Novo Paraná
Mais obras do Governo do Estado Trincheira do Zero KM Viaduto do Orlando Chaves Duplicação Ponte Julio Mülher Viaduto UFMT Trincheira Jurumirin - Trabalhadores Trincheira Rua Luiz Felipe Trincheira Santa Rosa e obras complementares Trincheira Santa Isabel e obras complementares Arena Pantanal Trincheira Mário Andreazza e obras complementares Duplicação Rodovia Mário Andreazza COT Barra do Pari Ponte sobre o Rio Pari - Estrada da Passagem da Conceição Duplicação Ponte Mário Andreazza sobre o Rio Cuiabá VLT Complexo Viário do Tijucal VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Beira-Rio/Antõnio Dorileo COT UFMT Viaduto MT-040 Viaduto do Aeroporto Viaduto da Sefaz Trincheira do Despraiado VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Rua do Eucaliptos Reforma e Ampliação do Aeroporto Marechal Rondon Duplicação Parque do Barbado Ponte sobre o Rio Coxipó - rua dos Eucaliptos Ponte sobre o Rio Coxipó - rua Antônio Dorilêo Reestruturação e Revitalização do córrego Mané Pinto Passagem Inferior Trigo de Loureiro Restauração e Duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima