IDIOMA

 
 
 

SOCIAL

 
 
 
 
 
 
Serviços de A a Z
Quinta, 31 de janeiro de 2013, 16h00 | Tamanho do texto: A- A+

DIVERSIDADE

Dia Nacional de Visibilidade Trans

ADRIANA SALES
SUFP/SEDUC/MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso em razão do Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, comemorado dia 29 de janeiro, reafirma o compromisso do governo na promoção de uma educação de qualidade para todas as pessoas, na defesa dos direitos da população trans brasileira, em especial, para enfrentamento das discriminações e violências. A data é um marco na luta pelos Direitos Humanos, cidadania e respeito à identidade de gênero.

Em relatório sobre violências cometidas contra a população LGBT, lançado em 2012, identificou-se que dos 278 assassinatos de LGBT em 2011, 49% são homicídios de pessoas trans. Dessa forma, é fundamental que continuemos, em parceria com o movimento social organizado, a fazer o enfrentamento à transfobia.

A pesquisa que realizei para o mestrado, nos anos de 2011 e 2012, foi observada as tensões, problemáticas e vulnerabilidades que as alunas travestis e transexuais vivem nas unidades escolares do Estado e de quão é importante a Escola e o processo educacional para essas pessoas. A escola, então, tem papel fundamental para que as vulnerabilidades, as diversidades humanas, com suas especificidades e necessidades sejam contempladas nos currículos, práticas e cotidianos educacionais.

Neste sentido, a Secretaria preconiza, por meio das orientações Curriculares do Estado, a redução das desigualdades educacionais, de forma a dar garantias as especificidades de aprendizagens e metodologias considerando a realidade e necessidade do povo mato-grossense na perspectiva dos direitos humanos.

Portanto, coaduna com as várias políticas e ações governamentais que contemplam as identidades de gênero e sexuais que se manifestam nas mais variadas formas nos cotidianos escolares e reafirma o compromisso com uma educação de qualidade para todas as pessoas e no respeito às diversidades Educacionais que agregam as múltiplas manifestações humanas.

Adriana Sales (nome social), possui graduação em letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Mestrado em Educação pela UFMT. Atualmente é professora na Secretaria de Estado de Educação, lotada na Superintendência de Formação dos Profissionais de Educação. Ativista social do movimento trans brasileiro desde 1998, militante para as causas das travestis e transexuais no contexto escolar. Atua em todo país em formações para profissionais de educação com discussões que inserem as travestis, as diversidades sexuais e de gênero nos contextos escolares, sendo inclusa nestes parâmetros por ser de identidade Travesti.

Mais sobre este assunto:

    Veja Mais
Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins:





Clique nos mapas e veja as obras

Mapa de MT Voltar Nova Nazaré São Félix do Araguaia Novo Santo Antonio Cocalinho Luciara Santa Terezinha Canabrava do Norte Santa Cruz do Xingu São José do Xingu São José do Xingu Matupá Terra Nova do Norte Marcelândia União do Sul Feliz Natal Claudia Tabaporã Campinápolis Paranatinga Canarana Novo São Joaquim Sto. Antonio do Leste Nova Brasilândia Santa Rita do Trivelato Araguaiana Torixoreu Ponte Branca Araguainha Tesouro São Lourenço de Fatima Chapada dos Guimarães Porto Estrela Reserva do Cabaçal Vale do São Domingos São José do Rio Claro Nova Maringá Estrada da Baiana Tabaporã Rondolandia Aripuanã Cotriguaçu Nova Bandeirantes nova Monte Verde Novo Paraná
Mais obras do Governo do Estado Trincheira do Zero KM Viaduto do Orlando Chaves Duplicação Ponte Julio Mülher Viaduto UFMT Trincheira Jurumirin - Trabalhadores Trincheira Rua Luiz Felipe Trincheira Santa Rosa e obras complementares Trincheira Santa Isabel e obras complementares Arena Pantanal Trincheira Mário Andreazza e obras complementares Duplicação Rodovia Mário Andreazza COT Barra do Pari Ponte sobre o Rio Pari - Estrada da Passagem da Conceição Duplicação Ponte Mário Andreazza sobre o Rio Cuiabá VLT Complexo Viário do Tijucal VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Beira-Rio/Antõnio Dorileo COT UFMT Viaduto MT-040 Viaduto do Aeroporto Viaduto da Sefaz Trincheira do Despraiado VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Rua do Eucaliptos Reforma e Ampliação do Aeroporto Marechal Rondon Duplicação Parque do Barbado Ponte sobre o Rio Coxipó - rua dos Eucaliptos Ponte sobre o Rio Coxipó - rua Antônio Dorilêo Reestruturação e Revitalização do córrego Mané Pinto Passagem Inferior Trigo de Loureiro Restauração e Duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima