IDIOMA

 
 
 

SOCIAL

 
 
 
 
 
 
Serviços de A a Z
Quarta, 27 de fevereiro de 2013, 17h00 | Tamanho do texto: A- A+

DESENVOLVIMENTO

MT participa da elaboração de plano para Ciência e Tecnologia na Amazônia Legal

GUILHERME BLATT
Redação/Secom-MT
A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) promoveram nesta quarta-feira (27.02) a Primeira Rodada de Consulta ao Estado de Mato Grosso sobre o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia Legal. O evento realizado no auditório da Federação das Indústrias tem o objetivo de discutir sugestões e ações para a elaboração deste plano.

O presidente da Fapemat, Flávio Teles, explica que o plano servirá para trilhar o caminho que os gestores deverão seguir na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Essa é uma discussão antiga, capitaneada pelos secretários de Ciência da Amazônia Legal. Hoje nós vamos discutir e apresentar propostas para delimitar e delinear o plano. É um investimento de longo prazo, porque os gestores passam, mas o plano fica”, disse.

Henrique Villa, assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a instituição que coordena o encontro, explica que o plano é pensado para os próximos 20 anos. Para ele, este é um processo diferenciado, pois a elaboração do plano partiu da vontade dos gestores dos estados amazônicos, que levaram a ideia para o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Mato Grosso é o primeiro estado a discutir o assunto. A CGEE irá percorrer todos os estados amazônicos colhendo propostas e a previsão de Henrique é que uma estrutura preliminar seja apresentado em julho. Então, será feita uma nova rodada em cada um dos estados, fazendo os acertos necessários para a versão final, que será entregue em outubro. “A ideia é divulgar, chamar a atenção dos parceiros nacionais e internacionais da área do fomento e desenvolvimento para o que a região amazônica quer”, diz.

Sobre a participação de Mato Grosso, Flávio Teles lembrou a necessidade do investimento nos recursos humanos, uma vez que o estado ainda carece de profissionais com doutorado. O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, lembrou que Mato Grosso é um estado com características diferentes dos outros estados amazônicos e falou da necessidade de fortalecer o desenvolvimento sustentável. Ele ainda reforçou a importância de Mato Grosso estar inserido dentro de uma estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A rodada continuará na manhã desta quinta-feira (28.02), com oficinas e apresentações de propostas de Mato Grosso.

Mais sobre este assunto:

    Veja Mais
Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins:





Clique nos mapas e veja as obras

Mapa de MT Voltar Nova Nazaré São Félix do Araguaia Novo Santo Antonio Cocalinho Luciara Santa Terezinha Canabrava do Norte Santa Cruz do Xingu São José do Xingu São José do Xingu Matupá Terra Nova do Norte Marcelândia União do Sul Feliz Natal Claudia Tabaporã Campinápolis Paranatinga Canarana Novo São Joaquim Sto. Antonio do Leste Nova Brasilândia Santa Rita do Trivelato Araguaiana Torixoreu Ponte Branca Araguainha Tesouro São Lourenço de Fatima Chapada dos Guimarães Porto Estrela Reserva do Cabaçal Vale do São Domingos São José do Rio Claro Nova Maringá Estrada da Baiana Tabaporã Rondolandia Aripuanã Cotriguaçu Nova Bandeirantes nova Monte Verde Novo Paraná
Mais obras do Governo do Estado Trincheira do Zero KM Viaduto do Orlando Chaves Duplicação Ponte Julio Mülher Viaduto UFMT Trincheira Jurumirin - Trabalhadores Trincheira Rua Luiz Felipe Trincheira Santa Rosa e obras complementares Trincheira Santa Isabel e obras complementares Arena Pantanal Trincheira Mário Andreazza e obras complementares Duplicação Rodovia Mário Andreazza COT Barra do Pari Ponte sobre o Rio Pari - Estrada da Passagem da Conceição Duplicação Ponte Mário Andreazza sobre o Rio Cuiabá VLT Complexo Viário do Tijucal VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Beira-Rio/Antõnio Dorileo COT UFMT Viaduto MT-040 Viaduto do Aeroporto Viaduto da Sefaz Trincheira do Despraiado VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Rua do Eucaliptos Reforma e Ampliação do Aeroporto Marechal Rondon Duplicação Parque do Barbado Ponte sobre o Rio Coxipó - rua dos Eucaliptos Ponte sobre o Rio Coxipó - rua Antônio Dorilêo Reestruturação e Revitalização do córrego Mané Pinto Passagem Inferior Trigo de Loureiro Restauração e Duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima