IDIOMA

 
 
 

SOCIAL

 
 
 
 
 
 
Serviços de A a Z
Quarta, 27 de fevereiro de 2013, 17h19 | Tamanho do texto: A- A+

BORRACHA NATURAL

Descontos beneficiam produtores familiares

LUCIANA CURY
Assessoria Sedraf-MT

Para Mato Grosso, o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, concede em fevereiro, bônus para financiamentos feitos por produtores de borracha natural (extrativista), que acessam o Pronaf Custeio ou o Pronaf Investimento. Com o PGPAF, o agricultor familiar tem desconto no pagamento de seus financiamentos, caso o valor de mercado do produto financiado está abaixo do preço de garantia.

Pelo site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os produtores da borracha natural tanto de Mato Grosso quanto de outros seis estados – Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e Maranhão – podem conferir o bônus. No estado mato-grossense o desconto chega a 28,13%. Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de janeiro de 2013 e têm validade para o período de 10 de fevereiro a 09 de março de 2013.

São nos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Colniza e Rondolândia onde, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se concentram a maior produção de borracha natural de Mato Grosso.

Cálculo do PGPAF

O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 5 mil anuais por beneficiário do crédito rural.
Nas operações de investimento do Pronaf, o bônus pode ser concedido bastando que um único produto incluído no PGPAF seja gerador de 35%, ou mais, da renda estimada pelo agricultor para o pagamento do financiamento. Atualmente, o Programa abrange 49 culturas. Saiba aqui quais são elas.

Mais sobre este assunto:

    Veja Mais
Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins:





Clique nos mapas e veja as obras

Mapa de MT Voltar Nova Nazaré São Félix do Araguaia Novo Santo Antonio Cocalinho Luciara Santa Terezinha Canabrava do Norte Santa Cruz do Xingu São José do Xingu São José do Xingu Matupá Terra Nova do Norte Marcelândia União do Sul Feliz Natal Claudia Tabaporã Campinápolis Paranatinga Canarana Novo São Joaquim Sto. Antonio do Leste Nova Brasilândia Santa Rita do Trivelato Araguaiana Torixoreu Ponte Branca Araguainha Tesouro São Lourenço de Fatima Chapada dos Guimarães Porto Estrela Reserva do Cabaçal Vale do São Domingos São José do Rio Claro Nova Maringá Estrada da Baiana Tabaporã Rondolandia Aripuanã Cotriguaçu Nova Bandeirantes nova Monte Verde Novo Paraná
Mais obras do Governo do Estado Trincheira do Zero KM Viaduto do Orlando Chaves Duplicação Ponte Julio Mülher Viaduto UFMT Trincheira Jurumirin - Trabalhadores Trincheira Rua Luiz Felipe Trincheira Santa Rosa e obras complementares Trincheira Santa Isabel e obras complementares Arena Pantanal Trincheira Mário Andreazza e obras complementares Duplicação Rodovia Mário Andreazza COT Barra do Pari Ponte sobre o Rio Pari - Estrada da Passagem da Conceição Duplicação Ponte Mário Andreazza sobre o Rio Cuiabá VLT Complexo Viário do Tijucal VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Beira-Rio/Antõnio Dorileo COT UFMT Viaduto MT-040 Viaduto do Aeroporto Viaduto da Sefaz Trincheira do Despraiado VLT Ponte sobre o Rio Coxipó - Rua do Eucaliptos Reforma e Ampliação do Aeroporto Marechal Rondon Duplicação Parque do Barbado Ponte sobre o Rio Coxipó - rua dos Eucaliptos Ponte sobre o Rio Coxipó - rua Antônio Dorilêo Reestruturação e Revitalização do córrego Mané Pinto Passagem Inferior Trigo de Loureiro Restauração e Duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima