IDIOMA

 
 
 
Serviços de A a Z
Quarta, 27 de fevereiro de 2013, 17h19 | Tamanho do texto: A- A+

BORRACHA NATURAL

Descontos beneficiam produtores familiares

LUCIANA CURY
Assessoria Sedraf-MT

Para Mato Grosso, o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, concede em fevereiro, bônus para financiamentos feitos por produtores de borracha natural (extrativista), que acessam o Pronaf Custeio ou o Pronaf Investimento. Com o PGPAF, o agricultor familiar tem desconto no pagamento de seus financiamentos, caso o valor de mercado do produto financiado está abaixo do preço de garantia.

Pelo site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os produtores da borracha natural tanto de Mato Grosso quanto de outros seis estados – Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e Maranhão – podem conferir o bônus. No estado mato-grossense o desconto chega a 28,13%. Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de janeiro de 2013 e têm validade para o período de 10 de fevereiro a 09 de março de 2013.

São nos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Colniza e Rondolândia onde, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se concentram a maior produção de borracha natural de Mato Grosso.

Cálculo do PGPAF

O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 5 mil anuais por beneficiário do crédito rural.
Nas operações de investimento do Pronaf, o bônus pode ser concedido bastando que um único produto incluído no PGPAF seja gerador de 35%, ou mais, da renda estimada pelo agricultor para o pagamento do financiamento. Atualmente, o Programa abrange 49 culturas. Saiba aqui quais são elas.

Mais sobre este assunto:

Newsletter
Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: