21 de Janeiro de 2019 às 17:35 | Defesa do Consumidor

21 de Janeiro de 2019 às 16:29 | Segurança Pública

21 de Janeiro de 2019 às 15:56 | Segurança Pública

21 de Janeiro de 2019 às 14:21 | Agronegócio e Agricultura Familiar

Estação de piscicultura da Empaer comercializa 46 mil alevinos para produtores rurais

21 de Janeiro de 2019 às 12:22 | Sistema Penitenciário

21 de Janeiro de 2019 às 12:13 | Sistema Penitenciário

Ampliações e reformas melhoram ambiente laboral em unidade de Cáceres

21 de Janeiro de 2019 às 11:44 | Segurança Pública

21 de Janeiro de 2019 às 11:12 | Segurança Pública

RGs emitidos até dezembro de 2017 e que não forem retirados serão incinerados

20 de Janeiro de 2019 às 16:00 | Segurança Pública

19 de Janeiro de 2019 às 09:20 | Economia e Finanças

Desenvolve MT muda a realidade de empreendedores estrangeiros

19 de Janeiro de 2019 às 08:42 | Segurança Pública

18 de Janeiro de 2019 às 18:12 | Meio ambiente

Servidores da Sema conversam com novos gestores

18 de Janeiro de 2019 às 17:55 | Saúde

Secretaria de Gestão faz esclarecimentos

18 de Janeiro de 2019 às 17:50 | Segurança Pública

18 de Janeiro de 2019 às 17:25 | Educação

Escolas da rede estadual de MT ainda têm vagas para alunos novos

Parceria vai integrar dados entre Sema e Centro de Controle da Sesp

Representantes da Sema, Sesp e MPE visitaram o Centro Integrado de Comando e Controle nesta sexta-feira (11.01)
Nara Assis | Sesp-MT

Gabriel Aguiar / Sesp-MT

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Ministério Público Estadual (MPE) promoverá o compartilhamento de dados e informações via Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Os representantes das instituições visitaram, nesta sexta-feira (11.01), a Sala de Crise, Sala de Videomonitoramento, a Plataforma de Observação Elevada (POE) e demais estruturas que dão suporte ao CICC, na sede da Sesp.

Foram repassadas informações a respeito dos procedimentos adotados desde a instalação do aparato tecnológico para a Copa do Mundo de 2014. Em tempo real, servidores da Sesp-MT acompanham imagens das câmeras espalhadas por Cuiabá e Várzea Grande e demandam os atendimentos ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A POE, por exemplo, permite a observação do local a 15 metros de altura, por meio de câmeras HD e térmicas, ideal para auxiliar a segurança em eventos com grande circulação de pessoas. A Secretaria também conta com o CICC móvel, um ônibus equipado com câmeras de videomonitoramento e Sala de Crise.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a ideia é colocar em prática a orientação do governador Mauro Mendes de otimizar os recursos públicos. “A Sema está precisando de um apoio e nós temos como acolher tudo o que eles precisam. Temos o Centro Integrado de Comando e Controle, que pode auxiliar nas operações da Sema, sem aumentar o custo. Com o que a gente tem hoje, é possível absorver esta necessidade da Sema”.

A parceria é uma alternativa para melhorar os serviços prestados sem gerar novos custos, conforme ressalta a titular da Sema-MT, Mauren Lazzaretti. “Nesta visita nós já identificamos várias oportunidades de integração de dados e serviços. Nossa perspectiva hoje é que o monitoramento das atividades que a Sema faz, principalmente no que diz respeito ao transporte de produto florestal, tenha uma interação com o trabalho que é feito pela Sesp, acredito que podemos melhorar a eficiência da nossa fiscalização com o trabalho que já existe”.

O promotor de justiça do MPE, Marcelo Caetano Vacchiano, avalia que esta integração pode contribuir para evitar fraudes nos processos conduzidos pela Sema. “A Secretaria de Segurança Pública tem uma estrutura que a Sema pode utilizar na área de Tecnologia da Informação que pode auxiliar nesse sentido e também colaborar para a conservação desses arquivos”.

Com as informações apresentadas durante a visita, os órgãos envolvidos começarão as tratativas para a elaboração do termo de parceria já na próxima semana.