27 de Abril de 2017 às 19:34 | Segurança Pública

Polícia Civil apreende 53 tabletes de pasta base de cocaína em Pontes e Lacerda

27 de Abril de 2017 às 16:54 | Corregedoria

27 de Abril de 2017 às 16:44 | Segurança Pública

PJC e PM prendem três por roubo em casa de ex-prefeita de Brasnorte

27 de Abril de 2017 às 15:44 | Planejamento e Gestão

Reunião com gestores de Recursos Humanos discute melhorias para o setor

27 de Abril de 2017 às 14:58 | Segurança Pública

Detran deve liberar pátios em todo estado com leilões e prensagem

27 de Abril de 2017 às 14:57 | Segurança Pública

Segurança conhece principais demandas de Chapada dos Guimarães

27 de Abril de 2017 às 11:30 | Esporte e Lazer

27 de Abril de 2017 às 10:32 | Geral

PGE promove ações orientativas para novos procuradores

Gefron tem aumento de 123% na quantidade de droga apreendida na fronteira

Dayanni Ida | Sesp-MT

apreensão 2016 - Foto por: Gefron
apreensão 2016

Três mil novecentos e cinquenta quilos de entorpecentes foram apreendidos pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) no ano de 2016. O número é 123% maior que o ano de 2015, quando o fechamento foi de 1.770 quilos.

[Errata: A assessoria de comunicação errou ao informar o valor, em percentual, do aumento no número de droga apreendida. A informação foi corrigida às 18h10 desta quarta-feira (11.01)].

“Isso é resultado de muito trabalho e planejamento. Esse número mostra o empenho da nossa tropa e a dedicação do nosso efetivo. Avançamos muito no ano passado e esses resultados são reflexo desse trabalho, além de motivar para novas ações”, destacou o comandante da unidade, tenente coronel PM Joanildo Assis.

Abrangendo 983 quilômetros de fronteira entre a Bolívia e o Brasil, o monitoramento das regiões fronteiriças feitas pelo Gefron destacou-se também no ano passado pelas apreensões de veículos, valores monetários, armas, munições e cumprimento de mandados.

No acumulado de apreensões em 2016, foram 202 veículos, 60 armas de fogo, 2.586 munições, e 58 prisões por mandados. Além disso, também foram apreendidos mais de R$ 232 mil e U$ 387 mil, ambos os valores sem comprovação de origem.

Em 2015, o mesmo período registrou a apreensão de 269 veículos, 34 armas de fogo, 1.175 munições e trinta e nove mandados de prisão foram cumpridos. Neste mesmo ano, R$1,2 milhões e 516,110 mil dólares também foram apreendidos.

A ocorrência mais expressiva no ano de 2016 foi a apreensão de 583 quilos de substância análoga a pasta base de cocaína. A droga estava em uma propriedade agrícola numa comunidade conhecida como Bocaiuval, próximo ao município de Porto Esperidião (358 km de Cuiabá).

A apreensão foi realizada após denúncia anônima de que a propriedade estava sendo utilizada como estoque de drogas e que veículos eram “carregados” com as substâncias para fazer a rota do tráfico.

Para o comandante do Gefron, o ano fechou com balanço positivo comparado aos últimos 3 anos. “Os números demonstram que estamos no caminho certo. Precisamos manter o olhar estratégico para o policiamento de fronteira. Ações pontuais têm dado resultados e feito a diferença nos nossos trabalhos”, disse Assis.

Ele também destacou as ações integradas com órgãos de segurança pública estadual e federal. “Não podemos esquecer do apoio que recebemos das unidades que trabalham conosco na fronteira e que contribuem com esses resultados. A integração das forças nos ajuda a promover a segurança na fronteira” afirmou o comandante.

Investimentos

O reaparelhamento das instituições da Segurança Pública do Estado com armamento, munições e viaturas é uma das prioridades da atual gestão.

Desde 2015, o Gefron recebeu 30 pistolas calibre ponto 40, modelo 840 P. Foram adquiridas também seis mil munições calibre ponto 40 e 556.

O grupamento ainda passou por renovação total da frota de viaturas, com novas caminhonetes L200, com padrão internacional de identidade visual.

O fardamento foi outro investimento realizado na unidade. A nova farda é leve, resistente ao fogo, com grande durabilidade e camuflagem com as características da vegetação da fronteira Brasil-Bolívia.

Em 2016, foram R$ 3,7 milhões investidos na tropa. Esse valor proporcionou a aquisição de 300 novos fardamentos e coturnos, 30 armas de calibre longo, 140 coletes balísticos além de dar suporte e manutenção as viaturas policiais.

Efetivo

O Grupo Especial de Segurança na Fronteira recebeu em 2016 um reforço de mais um tenente e 31 soldados recém-formados do último concurso público para a área da Segurança.

Para desempenhar função policial no enfrentamento aos crimes típicos da região de fronteira, os militares passarão por capacitação por meio do Curso de Policiamento de Fronteira (CPfron). Foram 42 dias de instruções teóricas e práticas, que formou 39 policias para atuarem como operadores de fronteira.

O curso foi realizado entre os meses de outubro e novembro nos municípios de Cáceres e Porto Esperidião.

Gefron

Há 14 anos, o Gefron, vinculado diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), desempenha as atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos ao longo dos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o Brasil e a Bolívia.

Os 104 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes.

O Gefron conta com três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento em Porto Esperidião.

Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.