23 de Fevereiro de 2017 às 12:29 | Segurança Pública

23 de Fevereiro de 2017 às 12:23 | Segurança Pública

Bombeiros terão 256 homens atuando diariamente em 25 municípios

23 de Fevereiro de 2017 às 12:19 | Segurança Pública

Membro de organização criminosa é preso em ação integrada no Pará

22 de Fevereiro de 2017 às 18:57 | Segurança Pública

Trio é preso pela Polícia Civil ao tentar aplicar golpe de 42 mil em Barra do Garças

22 de Fevereiro de 2017 às 18:49 | Meio ambiente

22 de Fevereiro de 2017 às 18:37 | Geral

Pavimentação da BR-174 será discutida por autoridades

22 de Fevereiro de 2017 às 17:58 | Saúde

Dengue, chikungunya e zika continuam com baixa incidência em MT

22 de Fevereiro de 2017 às 17:39 | Segurança Pública

Governo vai reformar 15 unidades de Bombeiros Militar no Estado

22 de Fevereiro de 2017 às 17:32 | Educação

Estudantes de Matupá conhecem o Pró-Escolas

22 de Fevereiro de 2017 às 17:32 | Comunicação

Ministério do Turismo vai investir na divulgação das belezas naturais de MT

22 de Fevereiro de 2017 às 17:15 | Geral

Processo que investiga procurador aposentado entra em nova fase

22 de Fevereiro de 2017 às 16:49 | Segurança Pública

22 de Fevereiro de 2017 às 16:37 | Educação

Escola do Pedra 90 será modelo em ensino e aprendizagem

22 de Fevereiro de 2017 às 16:23 | Concurso Público

PGE divulga resultado preliminar da avaliação de títulos do concurso

Governador nomeia Fernando Vasco para diretoria da Polícia Judiciária Civil

Nome também conta com apoio da categoria; meta é o fortalecimento da PJC
Hérica Teixeira e Luciene Oliveira | Sesp-MT e PJC-MT

Meneguini/Gcom-MT

Após processo democrático para escolha do novo diretor geral da Polícia Judiciária Civil, o nome anunciado pelo governador para a gestão de 2017 e 2018 é Fernando Vasco Spinelli Pigozi. A posse será na sexta-feira, às 09h, no auditória da Diretoria da Polícia Judiciária Civil.

Com o respaldo da categoria, o chefe do Executivo foi o primeiro governador a aceitar a lista tríplice, escolhida internamente por meio de votação. Todo o processo de escolha dos nomes mais votados foi acompanhado por representantes do Sindicato dos Delegados da Polícia (SINDEPO).

O presidente do Sindicato, Wagner Bassil Junior, elogiou a postura do governador em atender a opção da maioria dos profissionais e garante que a instituição terá respaldo da categoria para avançar nos trabalhos.

“O governador merece nossos aplausos. A categoria recebeu bem esta decisão e agradece ao chefe do Executivo. Também ficamos felizes em participar do processo e ter os candidatos recebidos pelo governador”, destacou.

Desde 2010, a Polícia Judiciária Civil dispõe de um Estatuto. Três anos depois, após uma complementação, a categoria incluiu em um dos seus artigos o critério de escolha do cargo de delegado geral à apresentação de uma listra tríplice.

Em 2015, primeiro ano da gestão do governador Pedro Taques escolheu um nome que constava na lista. À época, foi nomeado para o cargo, Adriano Peralta.

Agora, nomeado pelo Governador Pedro Taques, para o cargo de delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi considera importante fortalecer a Polícia Civil em todas as regiões de Mato Grosso, priorizando o atendimento de qualidade à população mato-grossense.

Conforme Vasco, o reforço também será levado para a atividade de Inteligência, a qual classifica como “cérebro da polícia”, por ser capaz de traçar cenários de ações criminosas e identificar lideranças atuantes dentro e fora do Estado.

“Vamos trabalhar para o fortalecimento da Polícia Judiciária Civil em todas as frentes, no administrativo, investigativo e operacional”, finalizou.

Curriculum

Fernando Vasco Spinelli Pigozzi é natural da cidade de Osvaldo Cruz, Estado de São Paulo. Trabalhou de 2001 a 2003 na Polícia Civil do Amazonas. Em 6 de maio de 2003 tomou posse como delegado de polícia em Mato Grosso. Sua primeira lotação foi a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande, depois foi lotado no plantão da Central de Flagrantes de Várzea Grande.

Em dezembro de 2003 foi nomeado titular da Delegacia de Polícia do município de Primavera do Leste. Em junho de 2004 foi designado para a Delegacia de Campo Verde, unidade que comandou por 11 anos e seis meses. Na região também acumulou por 7 anos a Delegacia de Dom Aquino. Cursou no ano de 2014, o Curso Superior de Polícia - Especialização em Gestão de Segurança Pública. É Delegado Classe Especial.

Em setembro de 2015, foi nomeado Delegado Regional de Primavera do Leste, unidade administrativa responsável pelas delegacias instaladas em Primavera do Leste, Poxoréu, Paranatinga, Campo Verde e Gaúcha do Norte.

Como regional, implantou melhorias no atendimento à população, reforço do efetivo no plantão policial e fortaleceu o núcleo de Inteligência da Regional. Com isso, alcançou maior desempenho da produtividade policial, investigações mais céleres e operacionalidade das ações, aumentando em 3 mil % as apreensões de drogas em 2016 e também o número de criminosos presos, principalmente, integrantes de quadrilhas do tráfico interestadual de drogas e roubos de carretas nas regiões de Primavera do Leste e Barra do Garças.