Pular para o conteúdo

11 de Julho de 2017 às 20:21 | Educação

Recursos do Fethab serão investidos na melhoria de rotas escolares

11 de Julho de 2017 às 20:13 | Cidades

11 de Julho de 2017 às 18:40 | Ação Social

11 de Julho de 2017 às 17:42 | Educação

Prêmio Respostas Para o Amanhã segue com inscrições abertas

11 de Julho de 2017 às 17:37 | Ação Social

Detran leva educação para o trânsito nas comunidades rurais

11 de Julho de 2017 às 16:49 | Ouvidoria

11 de Julho de 2017 às 16:45 | Planejamento e Gestão

11 de Julho de 2017 às 16:22 | Segurança Pública

Trabalho integrado leva a redução de 20% dos roubos em Mato Grosso

11 de Julho de 2017 às 16:09 | Geral

11 de Julho de 2017 às 15:50 | Turismo

11 de Julho de 2017 às 14:57 | Sistema Socioeducativo

11 de Julho de 2017 às 14:49 | Segurança Pública

Programa inicia oficinas para desenvolver lideranças

11 de Julho de 2017 às 14:25 | Planejamento e Gestão

Seges reúne ordenadores de despesas com objetivo de cortar gastos

11 de Julho de 2017 às 12:45 | Segurança Pública

Polícia Civil vai instaurar 24 inquéritos contra postos de gasolina

11 de Julho de 2017 às 12:20 | Artes visuais

Produtora busca atores para compor elenco de série de TV

11 de Julho de 2017 às 11:39 | Segurança Pública

Voltar

Detran leva educação para o trânsito nas comunidades rurais

Cleide Dantas | Detran-MT

Ederson Carlini
A | A

A Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (CEPT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), realizou 257 atendimentos na primeira semana do Projeto Mutirão Rural, realizado na região de Confresa. A equipe da autarquia está desenvolvendo ações educativas de trânsito nas comunidades rurais. O evento começou em 05 de julho e segue ate o dia 17 de julho.

O analista de serviço de trânsito do Detran, Ederson Carlini, é responsável por executar atividades pedagógicas com crianças e adolescentes, com a temática segurança no trânsito. "Os estudantes recebem orientações sobre a importância de adotar  comportamentos adequados  no trânsito, fazendo o uso dos equipamentos de segurança em veículos, motocicletas, bicicletas e ao transitar nas vias públicas", disse o analista.

De acordo com a coordenadora da CEPT, Vânia Queiroz, nessas comunidades o número de acidentes com motocicletas e passageiros é grande para a região devido a falta de conhecimento sobre a necessidade do uso dos dispositivos de segurança e de como se comportar nas vias.

"As regras de trânsito são válidas para todos os usuários e para  as diferentes vias nos centros urbanos, condomínios e na zona rural. Como nessas regiões não há asfalto, sinalização e pouca oportunidade de orientações às pessoas, os moradores não costumam seguir as regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por esse motivo é importante esse trabalho da Escola Pública de Trânsito", afirma a coordenadora.

O Mutirão Rural é um programa do Senar, criado em 1996, que tem o propósito garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso.