22 de Abril de 2018 às 12:49 | Geral

21 de Abril de 2018 às 09:56 | Comunicação

Nota de esclarecimento

20 de Abril de 2018 às 18:06 | Sistema Penitenciário

Reeducandas concluem curso de aproveitamento de soja

20 de Abril de 2018 às 17:30 | Educação

Distrito do Chumbo ganhará escola estadual quilombola

20 de Abril de 2018 às 17:25 | Economia e Finanças

20 de Abril de 2018 às 17:18 | Segurança Pública

Polícia Civil prende autores de vídeo de tortura em Chapada dos Guimarães

20 de Abril de 2018 às 16:50 | Segurança Pública

Governador recebe PMs promovidos a coronel

Caravana atenderá cerca de 5 mil da zona rural e interior

Além dos atendimentos em saúde, a Caravana da Transformação terá uma série de serviços, entre eles o de cidadania, que incluem a emissão de documentos, como cartão SUS, carteira de trabalho, regularização fundiária e outros.
Caroline Rodrigues | Gcom-MT

Haillyn Heiviny

Dos 20 mil atendimentos em saúde que serão realizados pela Caravana da Transformação, cerca de 5 mil serão provenientes de grupos organizados por prefeituras do Vale do Rio Cuiabá e também da zona rural de capital mato-grossense.

Conforme a secretária de Saúde de Acorizal, Leia Bianca Monteiro, apenas o município irá trazer 120 pacientes para tratamento oftalmológico. Eles virão em três comitivas, em três dias diferentes. Cada um dos ônibus terá espaço para aproximadamente 35 pessoas, sendo que a maior parte deles não tem acompanhante e o serviço será realizado por agentes públicos municipais.

Leia conta que o trabalho de seleção das pessoas começou há um mês, quando os agentes de saúde e servidores do Programa Saúde da Família fizeram uma relação dos pacientes que precisavam dos procedimentos. “Eles eram os profissionais adequados porque estão em contato direto com a comunidade e tinham conhecimento da situação de cada um”.

O perfil das pessoas que vieram para caravana, de acordo com a secretária municipal de Saúde, é de moradores da zona rural com mais de 55 anos e que vivem em condições financeiras restritas. Nenhum deles teria como pagar pelo procedimento. Entre eles está a aposentada Andreza Maria Francisco, 86 anos. Ela conta que acordou às 5h da manhã para pegar o ônibus e por volta das 6 horas chegou à Arena, onde passou pela triagem e se preparava para fazer os exames.

Moradora de Acorizal há 76 anos, Andreza conta que já sabia do problema de vista há muito tempo, porém não tinha condições financeiras e nem de locomoção para buscar o procedimento cirúrgico. “Eu olho e vejo tudo amarelado. Quando fecho um olho, aí parece que tapa tudo a visão”.

O evento, que é realizado até o dia 10 de maio na Arena Pantanal, atenderá pacientes de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Nobres.

Outras informações: www.caravana.mt.gov.br.