CGE define órgãos que serão avaliados no segundo semestre

Avaliação tem como base o novo formato de análise do controle interno aprovado na última semana pelo Tribunal de Contas do Estado
Ligiani Silveira | CGE-MT

Equipe da Superintendência de Controle em Gestão de Pessoas e Previdência da CGE - Foto por: Ligiani Silveira - CGE/MT

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) divulgou no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (13.07) os 16 órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso que serão avaliados neste segundo semestre com base no novo formato de análise do controle interno aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Portaria n. 38/2017/CGE traz a relação das instituições e os respectivos prazos para conclusão dos relatórios de avaliação.

Pelo cronograma, a CGE deve finalizar a avaliação da gestão administrativa (contratações, transferências, pessoas, orçamentária, contábil, financeira e patrimonial) das seguintes pastas até dia 15 de agosto: Saúde (SES), Segurança Pública (Sesp), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Mato Grosso Saúde (MT Saúde).

A avaliação da gestão administrativa de outras seis instituições deverá ser concluída até dia 15 de outubro: Cidades (Secid), Infraestrutura (Sinfra), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a própria CGE.

Por fim, até dia 15 de dezembro, a Controladoria deverá finalizar a avaliação de outras seis instituições: Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Fazenda (Sefaz), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Meio Ambiente (Sema), Empresa Mato-Grossense de Assistência, Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager).

No segundo semestre, será avaliado também o controle interno de três atividades finalísticas, que são aquelas prestadas diretamente ao cidadão. São elas: aquisição de assistência farmacêutica (SES), transporte escolar (Seduc) e licenciamento ambiental (Sema). O relatório da análise do controle interno dessas atividades deverá ser finalizado até dia 15 de dezembro.

Critérios

Pelo novo modelo, os órgãos e as atividades administrativas e finalísticas passam a ser avaliados pela CGE conforme índice de significância estabelecido com base em critérios como relevância, valor financeiro, risco e oportunidade. Os órgãos e as atividades com maior índice de significância serão avaliados em periodicidade anual e os de menor, em periodicidade bianual e trianual.

O trabalho vai envolver a aplicação de testes de aderência, checklist e questionários para análise das fragilidades e de suas causas, seguido da elaboração de recomendações para correção das causas dos problemas.

Aprovado pelo TCE na sessão plenária do dia 4 de julho/2017, o  novo modelo de avaliação estabelece também a apuração, a cada três anos, do nível de maturidade do sistema de controle interno do Governo de Mato Grosso. O levantamento levará em consideração as matrizes de riscos e controle propostas pela CGE e aprovadas pelo TCE.

Com as avaliações, a CGE quer não apenas identificar situações que precisam de melhorias, mas também estimular e auxiliar mais de perto gestores e técnicos dos órgãos na implementação de providências necessárias e monitorar se as ações adotadas estão sendo satisfatórias.

O modelo anterior de avaliação do controle interno considerava todas as 48 secretarias e entidades do Governo do Estado de forma linear, o que fazia com que os auditores concentrassem o mesmo esforço em questões de maior e menor significância, sem critérios que permitissem atribuir o nível de evolução.

“Assim, ficava inibida a possibilidade de detalhamento da avaliação com identificação das causas dos problemas, sobretudo dos pontos mais relevantes”, ressalta o secretário adjunto de Controle Preventivo da CGE, José Alves Pereira Filho.

Fundamentada nos pilares do Programa de Integridade do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), a proposta de alteração o modelo de avaliação foi apresentada ao Tribunal em outubro/2016, como resultado de discussões entre auditores da CGE, do próprio TCE e da regional da CGU em Mato Grosso.

Leia mais sobre o assunto:

Tribunal aprova novo método de avaliação de controle proposto pela CGE

CGE avalia controles da gestão administrativa da Secretaria de Saúde

Novo modelo de avaliação dos controles dispensa envio de prestações de contas à CGE

Equipe técnica do TCE aprova nova avaliação de integridade dos controles