Pular para o conteúdo
Voltar

PM ativa nova unidade com reforço no policiamento do Centro de Cuiabá

Alecy Alves | Secom-MT

- Foto por: PMMT
A | A

A Polícia Militar de Mato Grosso ativa nesta quinta-feira (13.02), às 17 horas, a 21ª Companhia Independente da área central de Cuiabá. Nessa nova estrutura, a antiga ‘Cia Centro’, até então com sede na Rua 7 de Setembro, passa a funcionar na Rua Pedro Celestino, em frente à Praça Alencastro.

Além da mudança de endereço, a unidade militar ganha mais infraestrutura, autonomia de gestão, número de policiais e de viaturas nas ruas. Serão 90 policiais somente na área central e as ações permanentes de prevenção e repressão à violência passam a contar também com policiamento ciclístico e, em breve, moto-patrulhamento.

Enquadrada em uma nova categoria dentro da estrutura operacional da PMMT, a Companhia Independente deixa de ser subordinada a um Batalhão, no caso da ‘Cia Centro’ era ao 1º Batalhão do Porto, e tem sua própria área de atuação. Torna-se uma unidade autônoma ligada diretamente ao 1º Comando Regional e tem no comando um tenente-coronel.  

A ampliação do número de policiais e de viaturas, entre outras melhorias, era uma antiga reivindicação dos comerciantes, lojistas e moradores da área central, na qual o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, vinha trabalho desde o ano passado.

Comando

O tenente-coronel José Corrêa da Costa Junior será o comandante da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar da área central. Foi designado para a função pelo comandante do 1º CR, coronel Esnaldo Moreira. Corrêa Junior está na PMMT há 20 anos e já desempenhou funções de comando em diversas regiões, entre as quais Ribeirão Cascalheira, Canarana e Barra do Garças.

Ele também atuou na Força Nacional de Segurança, especialmente em ações de apoio à Polícia Federal na repressão às drogas em Estados como Santa Catarina, Paraná e Pará. No 1º e 9º Batalhões, serviu como comandante-adjunto e trabalhou como oficial do Batalhão Especializado Rotam, em Cuiabá.