Pular para o conteúdo
Voltar

Estudantes da Escola Técnica de Poxoréu assistem palestra sobre valorização da vida

A psicóloga Ana Kelly Rodrigues comentou sobre diversos assuntos relacionados ao suicídio, como mitos, fatores de risco, fatores de proteção, sinais e formas de ajuda
Soraya Medeiros | Seciteci-MT

Estudantes participam de palestra sobre prevenção ao suicídio - Foto por: Wellinton Mendes
Estudantes participam de palestra sobre prevenção ao suicídio
A | A

Cinquenta alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Balconista de Farmácia, da Escola Técnica de Poxoréu, participaram na terça-feira (10.09) de uma palestra sobre a prevenção ao suicídio.  

A palestra faz parte das ações do Setembro Amarelo, uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta realidade.  O tema da campanha deste ano é ‘Falar é a melhor solução’.

Durante a palestra, a psicóloga Ana Kelly Rodrigues comentou sobre diversos assuntos relacionados ao suicídio, como mitos, fatores de risco, fatores de proteção, sinais e formas de ajuda.

A professora da ETE de Poxoréu e responsável pelas turmas, Lindsay Pereira, disse que os alunos destacaram as formas de prevenção e a importância de valorização da vida.

“Precisamos quebrar esse tabu, por isso, devemos mostrar aos nossos jovens que a melhor forma é falar sobre o assunto. Não podemos nos calar diante disso e para mudar o mundo, muitas vezes, é preciso ir até onde as pessoas estão”.

A estudante do curso técnico em Enfermagem, Jackeline Alves disse que esse tema deveria deixar de ser tabu e ser mais discutido entre as pessoas. “É importante falar sobre este assunto e mostrar que ele pode ser prevenido. Muitas pessoas acabam cometendo o suicídio por não saberem que podem procurar ajuda antes que o pior aconteça”.

Lindsay explicou que a palestra foi muito esclarecedora e diferenciada, pois geralmente as pessoas falam muito superficialmente sobre o tema.

“Foi uma verdadeira lição de vida para todos. Os alunos tiraram dúvidas e tornaram-se disseminadores do projeto de valorização da vida. Queremos agradecer a equipe de Saúde Mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ida Araújo e Ana Kelly Rodrigues por ter escolhido a nossa Escola para ministrar a palestra”.





Editorias