Pular para o conteúdo
Voltar

Servidora de MT segue firme em programa que vai selecionar a melhor merendeira do país

O programa terá 13 episódios semanais e vai até o mês de dezembro, quando o Brasil conhecerá a melhor merendeira do país
Rosane Brandão | Seduc-MT

Ministério da Educação
A | A

Com a receita de lasanha com banana da terra, a Técnica em Nutrição Escolar (TNE) Silvana Aparecida Gentil conquistou uma das 10 vagas para participar do concurso que vai eleger as Melhores Receitas da Alimentação Escolar. A disputa é realizada no reality show “Super Merendeiras”, programa promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa terá 13 episódios semanais e vai até o mês de dezembro, quando o Brasil conhecerá a melhor merendeira do país. Silvana segue firme na disputa e já está entre as seis melhores merendeiras do país.

O 6º episódio do reality show foi ao ar na quinta-feira (01.11) quando a merendeira cuiabana passou por mais uma prova e teve seu prato escolhido como o melhor do dia, conquistando os jurados com a receita de escondidinho de abóbora e farofa de banana da terra. A receita exigia o aproveitamento integral dos alimentos, incluindo cascas, talos e sementes para evitar o desperdício.

“Aproveitei os alimentos integralmente e fiz uma adaptação da nossa tradicional farofa usando as cascas da banana”, explicou Silvana. 

Silvana Gentil é Técnica em Nutrição Escolar (TNE) na Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo e foi selecionada entre as cinco melhores merendeiras de escolas públicas de todo o país em 2016. As demais cinco merendeiras que formam o grupo das 10 concorrentes do programa foram selecionadas em 2017.

“Somos mulheres simples e batalhadoras e essa é uma oportunidade de mostrarmos nosso potencial. Acredito que qualquer pessoa pode conquistar seus sonhos, basta acreditar em Deus”.

Segundo a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, o programa evidencia o talento de muitas merendeiras que atuam nas escolas públicas de todo o país, mas nem sempre têm seus trabalhos reconhecidos. “Conheço a Silvana há muitos anos e sei que ela é merecedora de tudo isso e tem potencial para vencer a competição. Além do talento para cozinhar ela sempre lidou de forma carinhosa com os alunos”.

Super Merendeiras

O reality show Super Merendeiras promove uma competição entre merendeiras de escolas municipais e estaduais de várias regiões do Brasil. Elas têm a tarefa de produzir receitas criativas, saborosas e saudáveis e que possam ser reproduzidas como merenda nas escolas públicas de todo o país.

“Está sendo uma experiência única, de crescimento profissional, conhecimento e muito aprendizado. É uma emoção que vou levar para o resto da vida”, declarou Silvana Gentil.

Assista as edições do Programa aqui http://hotsite.tvescola.org.br/supermerendeiras/

 

 





Editorias