Pular para o conteúdo
Voltar

Secretária de Educação participa de reunião do Consed, em Goiás

Participantes aprovam moção de apoio à aprovação da BNCC. Texto está em análise pelo Conselho Nacional de Educação
Viviane Saggin | Seduc-MT

O GT de Gestão Escolar, sob sua coordenação, teve como prioridade discutir estrutura organizacional das secretarias, fluxos e processos de trabalho, entre outros. - Foto por: Consed
O GT de Gestão Escolar, sob sua coordenação, teve como prioridade discutir estrutura organizacional das secretarias, fluxos e processos de trabalho, entre outros.
A | A

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, participou, nesta segunda-feira (03.12), da abertura da reunião ordinária de 2018 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada em Goiás. Durante o evento, os secretários estaduais aprovaram uma moção pela aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O texto está em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Essa é a última reunião do Consed com sua atual formação. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho que o Conselho de Secretários mantém para discutir soluções em seis áreas específicas: Ensino Médio, Avaliação da Educação, Inovação e Tecnologia, Financiamento da Educação, Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do conselho, Cecilia Motta.

Grupos

Durante a manhã, os coordenadores dos Grupos de Trabalho de Gestão Escolar, Marioneide Kliemaschewsk (MT), Financiamento, Haroldo Rocha (ES), e Avaliação, Fred Amancio (PE), apresentaram uma devolutiva dos trabalhos e os principais desafios desses grupos para 2019.

“O Consed tem clareza de seu papel protagonista nas políticas públicas educacionais com foco nos resultados. Para isso, organizou seu trabalho focado nos grupos de trabalho específicos”, destacou Marioneide.

O GT de Gestão Escolar, sob sua coordenação, teve como prioridade discutir estrutura organizacional das secretarias, fluxos e processos de trabalho; gestão democrática com foco nos resultados e perfil do gestor escolar; e prêmio gestão escolar.

“Esse é o momento de fechamento de gestão biênio 2017/2018, oportunidade de troca de experiências e de construções de referenciais para a gestão escolar. O grande objetivo desses estudos e fortalecer a gestão das secretarias, com a participação das equipes técnicas nos GTs”, finalizou.

Moção

De acordo com a moção pela aprovação da BNCC, a concepção e elaboração de uma Base Comum não é uma simples ação de governo ou legado de grupos específicos, mas uma efetiva Política de Estado, de caráter eminentemente técnico e suprapartidário.

Para o Consed, a BNCC se impõe ao país para que o acesso universal à educação de qualidade possa se concretizar, conforme prescrito constitucionalmente.

O Consed enxerga que o processo de construção da BNCC do Ensino Médio, cuja maturação se verifica nas diferentes versões do documento, foi balizado pela ampla participação da sociedade e pelo producente diálogo mantido com os diferentes grupos representativos que atuam na área da educação.

Além de contribuir com a participação de técnicos e secretários na construção da 3ª versão, o Consed também promoveu no início do semestre o Dia D da BNCC do Ensino Médio, que contou com a contribuição de professores de todo o país. O resultado dessa mobilização foi entregue ao Conselho Nacional de Educação para análise e alterações do texto final.





Editorias