Pular para o conteúdo
Voltar

Mostra de Cinema exibe filmes a adolescentes do Complexo Pomeri

Sejudh-MT

Sejudh
A | A

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Complexo Pomeri participaram nesta semana da Mostrinha, exibições de filmes de curta metragem destinados ao público infanto juvenil dentro da programação da 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos.

Na quinta-feira, as adolescentes da internação feminina curtiram os filmes “Hora do Lanchêêê”, que relata a história de uma família de três filhos Joalisson, Joedson e Jowilson. A mãe dos meninos é solteira e está desempregada, tem dificuldades até mesmo para colocar comida em casa, mas não quer que os vizinhos saibam de seus problemas financeiros. Por isso, toda tarde ela obriga as crianças a ir para a janela da frente e fingir que estão mastigando algo. Passado um tempo, ela consegue arrumar um emprego e assim tem o que comer para os filhos todos os dias.

A adolescente T.F.B.B, de 15 anos, conta que gostou muito de ter assistido ao filme ‘Hora do Lanchêêê e a parte que mais chamou atenção foi que a mãe tentava manter os filhos em uma farsa por não ter comida todos os dias em casa. “Gostei na parte final que mostra quando ela arrumou um emprego para poder dar uma vida melhor para os filhos”.

O diretor da Escola Estadual Meninos do Futuro, Frederico Coutinho, destaca que a iniciativa de levar o cinema aos adolescentes contribui para promover cultura, uma oportunidade que muitos deles não tiveram na sociedade.

A 11° Mostra de Cinema e Direitos Humanos é promovida em todas as capitais brasileiras pelo Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e patrocínio da Petrobras e banco Itaú. O evento leva exibições de filmes a centros culturais, instituições públicas e privadas e escolas.

Na Capital mato-grossense, a Mostra segue até o dia 28 de maio, no Cine Sesc Arsenal, com sessões gratuitas às 14h, 16h, 18h e 20h.

Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática (sobre questões de gênero) e Homenagem (com foco na obra da cineasta Laís Bodansky). A novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto juvenil e que exibirá outros oito curtas-metragens.